Cada vez mais nos informamos com rapidez e estamos sempre de olho no futuro, afinal, acessamos informações através de diversas maneiras e com muita frequência. Tal agilidade é o que tem moldado o estilo de vida contemporâneo, e naturalmente os aspectos da vida moderna refletem-se na arquitetura, principalmente em relação aos ambientes internos tanto do lar quanto do trabalho.

Naturalmente, a decoração dos espaços que habitamos diariamente desempenham um papel importante no nosso humor, e assim como tudo, a arquitetura de interiores é influenciada por tendências que percorrem o mundo. Conforme o final do ano se aproxima, já começa-se a notar o que estará em alta para o próximo ano. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos que você pode incorporar na decoração da sua casa em 2018, seja na sala de estar para organizar as datas comemorativas ou nos quartos, banheiros e cozinhas para aproveitar durante o ano todo.

Confira a seguir alguns projetos de nossos arquitetos que exemplificam perfeitamente a cara do lar ideal para 2018! E não se desespere, pois você não precisa reformar a casa para deixa-la na moda, apenas alguns itens podem ser o suficiente para renovar os ares.

1. Rosa acinzentado: a cor do ano!

Sala de estar  por Studio Duggan

Studio Duggan

STUDIO DUGGAN

As paletas de cores para a decoração renovam-se todo ano. Às vezes cores vibrantes e vivas entram na moda, outras vezes tons neutros e pastéis, como é o caso de 2018. Já começamos a notar por todos os lados, a forte presença deste rosa de tom fechado, parecido com o rosa antigo. Esta é uma cor agradável e delicada, mas capaz de transformar um espaço completamente, trazendo mais alegria ao interior.

Uma cor com muitas possibilidades…

Banheiros minimalistas por MIKOLAJSKAstudio

MIKOLAJSKAstudio

MIKOLAJSKASTUDIO

Por ser um tom neutro e pastel, o rosa acizentado pode ser utilizado de muitas formas, pois não deixa os ambientes pesados e tampouco é cansativo. Muito pelo contrário, a cor cria uma atmosfera agradável e confortável, perfeita para relaxar os olhos e a mente.

2. Abra as janelas e deixe a luz entrar

Casa SMPW - Lab606: Salas de estar industriais por Joana França

Joana França

JOANA FRANÇA

Parece até engraçado dizer que a iluminação natural está na moda. A verdade é que qualidade de vida e saúde estão em alta, pois a população mundial está engajada em um estilo de vida mais consciente e saudável. Isso reflete-se na forma como nos alimentamos, fazemos esportes, nos meios de transporte e também dentro de casa. Apostar em ventilação e iluminação naturais dentro do lar é uma boa maneira de manter os ares saudáveis e renovar as energias diariamente. Portanto, opte por cortinas leves e translúcidas para não bloquear a luz completamente.

3. Formas orgânicas e leves

Jd. Marajoara: Salas de estar modernas por Tikkanen arquitetura

Tikkanen arquitetura

TIKKANEN ARQUITETURA

Os móveis com formatos arredondados e orgânicos também entram com tudo em 2018, principalmente para combinar com outros de linhas retas e simples. O contraste entre design rústico e moderno é o que dita o mobiliário para o próximo ano, muito mais do que um estilo definido.

4. Neutralidade

Estar 1: Salas de estar modernas por verso arquitetura

verso arquitetura

VERSO ARQUITETURA

Os cômodos leves e neutros também vêm se proliferando nos mais diversos tipos de ambientes. Em geral, a questão das cores está relacionada diretamente à rotina moderna, sempre bastante agitada e com muitos afazeres. Conformar espaços tranquilos e relaxantes será o mote da decoração de 2018. Portanto, uma paleta de cores sóbrias, decoração minimalista e elementos em harmonia são alguns aspectos que podem ser abordados para desenhar um espaço neutro.

5. Decoração despojada

Sala de estar: Salas de estar ecléticas por Da.Hora Arquitetura

Da.Hora Arquitetura

DA.HORA ARQUITETURA

Ao contrário do que muitos podem pensar, neutralidade não significa monotonia. Ambientes neutros também podem ser cheios de charme e muito atraentes, principalmente com uma decoração descontraída e personalizada. Este último ponto que estará em alta em 2018 quebra com tradições decorativas associadas à simetria e perfeccionismo. Hoje, o interessante é saber usar a assimetria e o imperfeito. Misturar estampas, pendurar quadros de diferentes tamanhos, utilizar luminárias distintas, e etc… Há muitas formas de equilibrar um ambiente com estas ideias.

Créditos: Homify