As asas de uma Angel da Victoria’s Secret são um dos troféus mais cobiçados entre modelos de todo mundo. Vestir um dos pares é sinônimo de ter “chegado lá”. Mas de onde vêm os alegóricos acessórios usados por nomes como Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Sara Sampaio e Candice Swanepoel?

A Vogue britânica investigou o processo de criação de cada um dos modelos e chegou a Marian Hose, uma das designers oficiais. Saiba os detalhes deste mítico adereço:

Como se faz um par de asas da Victoria’s Secret?
eu faço um molde a partir de um croqui projetado sobre uma modelo de prova. Aí fazemos uma base resistente de mochila e nela eu acrescento arames, espuma, tecido e o que mais o design precisar. Como a marca não designa as asas para cada modelo até as duas últimas semanas de produção, tentamos fazer as asas ajustáveis com alças removíveis e acolchoamento. Os looks podem mudar no último minuto, assim como as asas. O processo inteiro leva de 30 a 500 horas.

Quantas provas são necessárias?
Assim que uma modelo recebe a designação de suas asas, o que acontece de uma a duas semanas antes do show, elas podem passar por até três provas. Antes disso, temos modelos de prova que podem testar um par de asas até oito vezes. Modelos de prova são uma parte muito importante do processo porque nos ajudam a resolver problemas de equilíbrio e construção antes que a modelo definitiva tenha suas asas definidas. Uma modelo de provas pode eventualmente ganhar suas próprias asas, eu já tive o privilégio de fazer asas para duas de nossas modelos de provas, que trabalham muito para ajudar todas as modelos a ficarem lindas.

Como você adapta o tamanho e o peso das asas a cada modelo?
Não sabemos quem vai usar as asas, então tentamos montar o par em proporção para uma modelo que tem cerca de 1,77m a 1,80m mais os saltos, mas algumas asas são feitas para serem maiores e outras menores. O time de design normalmente define a escala com a gente para que possamos conversar sobre questões como peso e material durante o processo criativo. Minhas asas podem pesar entre 1kg e 10kg. Há asas mais pesadas no show, mas eu me orgulho de manter meus modelos leves, para que possam funcionar como uma mochila ajustada e para que precisem apenas de uma pessoa para ajudar a vestir.

Onde você busca inspiração?
Meu histórico vem de figurinos da ópera, da TV e da Broadway, mas durante meus nove anos na Victoria’s Secret sempre foi um processo colaborativo com o time de design. Eles me dão croquis e uma pesquisa inspiracional para cada segmento do desfile para que eu tenha uma visão geral. A pesquisa pode ser roupas, arte, artefatos, tatuagens, pinturas, esculturas, cores, qualquer coisa que evoque o clima de um segmento. Eles me dizem quais os materiais de seu interesse e conforme nos reunimos durante a temporaa, eu faço ajustes. Eu já criei asas adicionais para o show de último minuto e eu tento seguir os mesmos murais de inspiração. Disposição de materiais e tempo podem ditar como serão essas asas. Às vezes eu tenho só dois dias para fazer um par de última hora.

Como você reinventou seus designs para 2017?
Este ano eu desenhei asas para três temas definidos pelo time de design. Os quatro pares da seção Nômade têm muitas penas, miçangas e jacquard. Eu passei quase 400 horas tecendo uma asa de arame revestido por plástico. A asa Punk é feita com milhares de alfinetes. É durona, mas ainda assim feminina e sexy. E na seção Goddess eu fiz asas que vão acompanhar o Fantasy Bra Champagne Night. A asa foi folhada com uma mistura de ouro e prata.

O que significa para você ver seus designs nas modelos mais top do mundo?
Quem não quer ver seu trabalho representado pelos melhores? As top models têm sua própria criatividade para trazer ao processo. Então, elas são fotografadas e filmadas pelos melhores em seus respectivos campos. Meu momento favorito é ver os cliques dos bastidores. O que cada fotógrafro viu e registrou nesta noite? Uma das modelos protagonizou o modelo perfeito no fim da passarela ou no backstage? Este círculo criativo segue me inspirando como designer.

 

Créditos: Vogue