A Volkswagen do Brasil apresenta hoje (16/11) em São Paulo o seu novo sedã médio para o mercado brasileiro – o Virtus, modelo baseado na plataforma MQB-A0, a mesma que dá origem ao Novo Polo.

O VW Virtus não é exatamente uma versão três volumes do Polo. Ele compartilha com o hatch a plataforma e é bastante similar até a coluna “B”, mas daí para trás muda tudo, a começa do entre-eixos que é o mesmo do Jetta: 2,65 metros – 8,6 cm maior que o do Polo.

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O Virtus tem uma impressão dimensional significativamente maior que o Polo. O porte é de sedã médio, apesar de a Volkswagen relacionar concorrentes como Chevrolet Cobalt e Honda City. O vídeo a seguir mostra seus detalhes

Entretanto, quando visto ao vivo, o Virtus sugere ter porte para encarar sedãs médios como o Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.

A estratégia de crescimento de dimensões do Virtus, aproximando-o do Jetta atual faz sentido em um contexto que a nova geração do Jetta, também crescerá, abrindo espaço para a alocação do Virtus nesse segmento.

O design da traseira é totalmente novo na gama Volkswagen, e, em muitos aspectos, lembra muito o do Audi A4.

É uma traseira curta e esportiva, com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas.

O design geral agrada bastante, sendo um dos poucos casos no qual o três volumes ficou melhor que o Hatch.

Interior

O interior do Virtus traz o mesmo painel do Polo, mas com novidades em termos de tecnologia, e acabamento aprimorado.

Na parte traseira observa-se um ganho significativo de espaço interno, decorrente da ampliação da distância entre-eixos. O espaço para ombros e joelhos dos passageiros traseiros é típico de sedã médio, assim como o porta-malas com capacidade volumétrica superior a 500 litros.

Mecânica

As versões e preços do VW Virtus só serão reveladas em etapa posterior, mais próximo ao início das vendas – que começam em janeiro.

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Entretanto, já se sabe que o modelo será ofertado em versões com motor 1.6 MSI, de 117 cv (etanol), associado com transmissão manual de cinco marchas, ou automática dei seis.

As verões topo de gama adotam o motor 200 TSI de 128 cv (etanol) e 117 cv (gasolina), e 20,4 Kgfm de torque, associado sempre com transmissão automática de seis marchas.