O Volkswagen Virtus é o novo sedã que será lançado no Brasil em janeiro, e estará nas concessionárias em fevereiro. Neste artigo comparamos suas características com o três volumes líder de vendas no mercado brasileiro – o Toyota Corolla.
O Virtus chega para concorrer no segmento hoje ocupado por Honda City e Chevrolet Cobalt – ambos classificados oficialmente como “médios” pelo INMETRO, enquanto o Toyota Corolla é oficialmente um sedã “grande”. Entretanto, o Virtus (4,48 metros / 1,47 metros / 2,65 metros) é mais comprido, mais alto e tem entre-eixos mais longo que o Audi A3 Sedan (4,45 metros / 1,41 metros/ 2,63 metros), que também é classificado como “grande” pelo INMETRO.
Em termos dimensionais o Virtus fica atrás do Audi apenas em largura (1,75 m do Virtus / 1,79 no Audi) – o que aponta para a possibilidade de o novo modelo da VW vir a ser classificado oficialmente como “sedã grande” pelo INMETRO. Caso isso se verifique, ocorrerá com o Virtus algo similar ao Polo – oficialmente um hatch médio pelo INMETRO, mas que pode ser considerado o menor dos hatchs médios ou o maior dos compactos. O Virtus poderá ser o menor dos sedãs grandes (Corolla/Cruze/Civic) ou o maior entre os médios (City/Cobalt), dependendo da versão.
Independentemente do que virá do INMETRO, o fato é que, quando observamos o Virtus no lançamento oficial em São Paulo, no meio de novembro, ficou claro que o porte (“size impression“), especialmente quando visto de traseira ou de lateral, está mais para Corolla e Cruze que para City e Cobalt. Assim, este sedã poderá competir tanto com o City e Cobalt, como também se configurar uma alternativa às versões de acesso de Corolla, Cruze e Civic, como sustentamos no vídeo a seguir.
Dessa forma, na tabela a seguir comparamos as principais características dimensionais e técnicas de VW Virtus 200 TSI com o Toyota Corolla GLi 1.8 CVT (versão de acesso).
Características | Toyota Corolla | VW Virtus | Δ (Corolla/Virtus) |
Comprimento (m) | 4,62 | 4,48 | 14 |
Largura (m) | 1,775 | 1,751 | 2,4 |
Entre-eixos (m) | 2,7 | 2,65 | 5 |
Altura (m) | 1,475 | 1,468 | 0,7 |
Porta-malas (L) | 470 | 520 | -50 |
Motor | 1.8L Atmosférico | 1.0 Turbo | |
Potência | 144 | 128 | 16 |
Torque | 18,6 | 20,4 | -1,8 |
Transmissão | CVT-7 | Auto-6 | |
0 a 100 km/h (s) | 11 | 9,9 | 1,1 |
Vel máxima (Km/h) | 186 | 194 | -8 |
Cons cid (Km/L – G) | 11,4 | 11,4 | 0 |
Cons rod (Km/L – G) | 13,2 | 13,9 | -0,7 |
Preço (acesso) | R$ 92.690 | R$ 60.000 | R$ 32.690 |
Preço (top) | R$ 117.900 | R$ 80.000 | R$ 37.900 |
Os números mostram que o Corolla é 14 cm mais longo, 2,4 cm mais largo e tem entre-eixos 5 cm maior que o Virtus. A altura dos dois é praticamente a mesma. Visualmente, porém, o Virtus, com sua traseira alta e em formato fastback, parece mais próximo do Corolla que os números mostram. E, internamente, a plataforma MQB do Virtus permite que ele, mesmo um pouco menor, possa oferecer espaço para os passageiros similar, e um porta-malas com 50 litros a mais que o do Corolla.
O espaço para passageiros traseiros é bastante similar entre Corolla e Virtus, a despeito de o Toyota dispor de 5 cm a mais no entre-eixos – algo que se explica pelo projeto mais moderno do sedã da Volkswagen.
Na parte anterior da cabine, motorista e passageiro do Virtus se deparam com um design interno mais contemporâneo quando comparado ao do Corolla. No caso das versões do Virtus equipadas com o Active Info Display (foto acima), o ar tecnológico do VW fica ainda mais evidenciado.
Outro ponto que aproximará Virtus de Corolla é o ajuste de suspensão. Em nossas avaliações doNovo Polo notamos que a VW adotou em seu novo modelo uma configuração de suspensão macia – que prioriza o conforto – muito parecida exatamente com a do Corolla . No caso do Virtus essa característica ficará ainda mais evidente, pois seus pneus são mais altos que os do Polo, indicando que oferecerá conforto e maciez adicional aos passageiros.
Em relação aos desempenho e consumo, o motor 200 TSI do Virtus, associado com transmissão automática de seis marchas, o colocam em vantagem em termos de desempenho frente ao Corolla 1.8 CVT, e mesmo assim consumindo menos. Segundo números oficiais, o Virtus 200 TSI é 1,1 segundo mais rápido que o Corolla 1.8, tem consumo equivalente em cidade, e é 5% mais frugal em estrada.
E, finalmente, a variável mais importante: preço, que, no caso do Virtus ainda não foram divulgados. Especulações apontam, porém, que este sedã ficará entre R$ 60 mil e R$ 80 mil reais, indicando que o Virtus será cerca de R$ 20 mil reais mais barato que o Corolla em configuração equivalente de equipamentos.
Conclusão
O VW Virtus tem características técnicas e dimensionais que o habilitam a concorrer tanto com sedãs médios compactos tradicionais, como Honda City e Chevrolet Cobalt, como com sedãs medios-grandes como o Toyota Corolla.
Comparado à City e Cobalt o Virtus se sobressai na modernidade do projeto, desempenho e melhor oferta de espaço. Já contra o Corolla, o Virtus terá uma relação custo x benefício mais favorável.
Créditos: Car.Blog.br