A pedra é um revestimento natural que cria uma rusticidade deliciosa em uma casa. Paredes de pedra, em particular,  conferem muita personalidade aos ambientes, sejam eles em estilo moderno ou rústico. Sejam revestidas ou feitas de pedra, elas podem durar muitos anos, mas pode ser também que você queira renová-las com uma pintura. Pintar uma parede lisa de alvenaria praticamente não tem segredos, mas como se pinta uma parede de pedra, com textura e relevo irregulares? Este livro de ideias pretende te ajudar nisso. Aproveite que o verão está chegando para comprar tintas e materiais e se lançar à pintura daquela parede de pedra que decora a sala de estar da sua casa. Você vai ver que é bastante fácil!

1. Escolha a cor correta

Casa Itaipava: Salas de estar campestres por sadala gomide arquitetura

sadala gomide arquitetura

SADALA GOMIDE ARQUITETURA

Para escolher a cor com a qual pintará a sua parede de pedra, você deve levar em consideração o estilo e as cores da decoração. Lembre-se de que as pedras escuras exigirão mais camadas de tinta, caso você opte por cores claras. O tipo de tinta ideal para uma parede de pedra é a de látex, que está disponível em diversas cores e dá um aspecto natural à superfície. Um aviso antes de começar o trabalho: não espere a perfeição dessa pintura porque pintar sobre pedra não fica 100% homogêneo, além de tomar muito tempo. Portanto, cultive a paciência e seja realista!

2. Prepare a superfície

Refúgio na Montanha - Casa Cor MG 2014: Salas de estar rústicas por Gláucia Britto

Gláucia Britto

GLÁUCIA BRITTO

Para preparar a superfície da parede de pedra, você precisa realizar uma boa limpeza. Primeiramente, com uma escova de cerdas duras, esfregue as pedras para retirar a sujeira e o pó de pedra. A seguir, use uma esponja ou a escova de cerdas duras e esfregue uma solução de água com vinagre ou mesmo detergente nas pedras para limpá-las ainda melhor. Se necessário, utilize um produto desengordurante. Se as pedras estiverem cobertas de mofo, limpe-as com água morna e cloro. Por fim, enxágue a parede de pedra com água fria  e deixe-a secar de um dia para o outro antes de pintar. Uma dica: se houver manchas de ferrugem nas pedras, esfregue-as com sumo de limão e deixe agir por cinco minutos. Em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio nelas e as esfregue, terminando com o enxágue com água fria.

3. Sele as fendas e buracos

Casa Cor Ceará 2017: Salas de estar modernas por Rodrigo Maia Arquitetura + Design

Rodrigo Maia Arquitetura + Design

RODRIGO MAIA ARQUITETURA + DESIGN

A superfície das pedras apresenta muitas reentrâncias, fendas e buracos. Se eles não forem selados, vão consumir muita tinta e o acabamento vai ficar a desejar. Assim, antes de começar a pintar a parede de pedra, você deve comprar um bom produto selante e, após limpar a superfície da parede, aplicá-lo, deixando secar de 12 a 24 horas. Também pode-se fazer uma massa feita com gesso e a tinta que será usada e preencher descontinuidades na parede.

O passo a seguir  é isolar a parede com uma demão de tinta plástica diluída ou com isolante apropriado. Aplique duas demãos de tinta. Pedra ou tijolo não pintados: Se pintar com tinta plástica: Tape os buracos e as fendas. Aplique um isolante adequado (no caso de determinadas marcas, pode ser aplicada diretamente uma demão de tinta plástica bastante diluída). Aplique duas demãos de tinta plástica para exteriores.

4. Aplique a base

Apartamento, Maceió Al: Salas de estar clássicas por Cris Nunes Arquiteta

Cris Nunes Arquiteta

CRIS NUNES ARQUITETA

Na etapa seguinte, você vai precisar de uma lata da cor da base e dois pincéis pequenos para pintar toda a superfície de pedra. A seguir, quando esta tinta estiver seca, começa-se a pintura com a tinta à base de látex, que deve ser aplicada com um rolo de espuma em um movimento ascendente e descendente.  Não se esqueça de pintar as bordas e as reentrâncias para o trabalho ficar o mais perfeito possível.

5. Pinte

Projeto DSC: Salas de estar modernas por Andréa Buratto Arquitetura & Decoração

Andréa Buratto Arquitetura & Decoração

ANDRÉA BURATTO ARQUITETURA & DECORAÇÃO

Depois de realizada a pintura de base, inicia-se a pintura com o rolo e com a broxa. Como a parede é tem textura e porosidade, não é preciso pintar sempre no mesmo sentido e você deve usar brochas e pincéis pequenos para preencher espaços igualmente pequenos. Também lembre-se de deixar secar cada demão de tinta antes de aplicar uma nova.

Créditos: Homify