Para algumas pessoas, a maior diferença entre uma casa e um apartamento está relacionada à questão do conforto. Há quem diga que os apartamentos jamais oferecerão a mesma sensação de lar doce lar
que as casas. No entanto, isto não pode ser entendido como um fato, pois existem muitos projetos de interiores que estão aí para provar o contrário, como o apartamento moderno que conheceremos hoje.
A fim de atender as demandas dos clientes e trazer mais iluminação natural para o interior, os arquitetos responsáveis por esta obra trataram de recriar os ambientes existentes, modernizando os espaços e estabelecendo uma integração entre ambientes internos e externos. Para isso, divisórias foram eliminadas e a marcenaria foi planejada sob medida para cada cômodo. Desta forma, conformou-se uma residência equilibrada, onde o mobiliário de inspiração vintage ganha um novo significado frente às soluções modernas do projeto. Além disso, a vegetação não ficou de fora: instalaram um lindo jardim vertical na varanda!
O resultado? Um apartamento de 140 m² que é elegante cheio de boas ideias para te inspirar. Venha conosco e confira!
Conexão com a varanda
Este é um projeto que dá uma função à varanda para que a mesma seja integrada na dinâmica do lar. Desta forma, aproveita-se o terraço para criar uma sala de jantar completamente integrada ao estar, pois estão separadas por uma porta de correr em vidro transparente que se abre quase que completamente. Ainda, as cortinas dão mais privacidade ao ambiente e trazem um toque acolhedor.
Como vemos, a decoração é completamente moderna, mas não deixa o conforto de lado. Inclusive, o jardim vertical que ocupa parte da parede desde o piso até o teto, cria uma atmosfera relaxante.
Salas de estar integradas
A sala de estar é ampla, atraente e oferece dois ambientes em um só espaço. A área social incorpora uma sala de TV e uma área de estar, completamente unidas, definidas apenas pelo mobiliário que determina a função de cada uma. A marcenaria foi toda planejada sob medida para atender as necessidades dos moradores e aproveitar o espaço disponível ao máximo. Assim, os arquitetos desenharam um painel de madeira que esconde o acesso para as áreas sociais e incorpora um nicho com prateleiras para acomodar o bar.
Nichos
Do outro lado também notamos a presença dos nichos, tanto em madeira quanto em concreto, afinal, estes elementos representam uma ótima solução para organizar e decorar o lar. Mais uma vez, aproveita-se toda a altura disponível, a fim de otimizar o espaço. Principalmente quando trata-se de área de armazenagem, é importante planejar o máximo possível, pois com o tempo costuma-se acumular mais objetos e o espaço faz-se insuficiente.
Iluminação
Durante a noite, uma surpresa: os nichos contam com uma iluminação interna que os torna ainda mais atraentes!
Varanda
Agora, voltamos à varanda para observar o espaço com mais detalhe, a partir de outro ângulo. A mesa de jantar é ampla e conta com um desenho simples, mas moderno. Para complementar o conjunto, há quatro luminárias pendentes, também com um design moderno. Em geral, as cores deste ambiente são neutras, assim como vimos na sala de estar, e por isso o jardim vertical ganha ainda mais destaque. O verde da vegetação traz mais vida ao ambiente e cria uma atmosfera fresca e aconchegante.
As plantas cumprem um papel fundamental na decoração de espaços internos, sendo cada vez mais comuns na arquitetura de interiores. Por isso, fique por dentro e saiba como cuidar das plantas dentro de casa!