Esse ano percebi que além das árvores de natal velhas de guerra e dos tradicionais bicos-de-papagaio vermelhos, outras plantas ganharam destaque, não só na decoração, mas para presentear também.

coluna-catê-dezembro (Foto: Divulgação)

Pensando um pouco fora da caixinha, você pode decorar um terrário de vidro, do tipo aquário de suculentas, com motivos natalinos. Pode colocar luzes de natal na jabuticabeira que está no vaso da sua varanda. Um tronco de palmeira iluminado também fica divertido! Pode pendurar bolinhas de vidro com tillandsias (aquelas plantinhas pequenas, de raízes aéreas, que não precisam de terra) no lugar das bolas de natal. Outra opções é sair espalhando pela casa. Até guirlandas feitas de suculentas achei no Pinterest.

Para dar de presente, vi muitos sites, perfis de Instagram e bazares vendendo vasinhos de concreto de formatos variados, alguns com faixas coloridas, plantadas com suculentas ou ervas aromáticas, que além de serem um presente barato, agrada a todos! Olha, em mais de 20 anos de trabalho com paisagismo jamais um cliente meu disse que não gostava de suculentas… Então, pode apostar que será um presente original e fará sucesso. Como quase não precisam de água e cuidados, até quem não leva jeito com plantas consegue cuidar. Se optar por temperos, o alecrim é a melhor opção pois além de muito resistente, carrega uma simbologia de trazer alegria. E alegria nunca é demais, né?

Quantas possibilidades a gente não consegue encontrar usando um pouco de criatividade? Em tempos de crise, a originalidade acaba falando mais alto que o luxo… Desejo a todos um ano novo mais verde, cheio de promessas ecológicas do tipo plantar uma árvore, ter a tão sonhada horta de temperos em casa ou finalmente tomar coragem para montar uma floresta particular dentro do seu apartamento. Só sei de uma coisa: se depender de mim, 2018 será mais verde!

Créditos: Casa e Jardim