Lançado em maio deste ano, o Fiat Argo termina 2017 tendo conquistado sete prêmios, de cinco publicações diferentes, escolhidos por jornalistas e consumidores.

O hatchback foi escolhido como a “Melhor Compra” da revista “Quatro Rodas” na categoria até R$ 50 mil (Nota: em nossa avaliação [veja aqui] consideramos o VW Polo a melhor compra até R$ 50 mil). A publicação da Abril analisou 31 segmentos de carros novos, desde os populares até os conversíveis.

Entre os pontos positivos do Argo, a “Quatro Rodas” destacou o motor Firefly 1.0 Flex de três cilindros, além da central multimídia e direção elétrica. Outros destaques foram o baixo valor de revisão e seguro.

A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, assim como o layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar), é outro ponto chama a atenção.

O “Jornal do Carro”, do Estado de São Paulo, elegeu o Argo como o melhor automóvel do prêmio “Os melhores”. O hatch também levou a premiação em sua categoria no “Melhores de 2018”. No total, 34 carros foram entregues pelo jornal.

Além do design, a Fiat aponta que o Argo se destaca pela segurança, apesar de ter optado por não patrocinar o teste de impacto do Latin NCAP (veja aqui). O modelo conta, opcionalmente, com airbags laterais dianteiros, câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento.

No quesito itens de série, o Argo traz em todas as versões direção com assistência elétrica, Start & Stop, ar condicionado e bancos com ISOFIX que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria. As verões mais caras podem trazer ainda Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (TC), Hill-Holder e transmissão automática de seis velocidades.

Outro prêmio que o Fiat Argo conquistou foi “Os Escolhidos 2017”, tendo sido eleito o melhor em sua categoria. A eleição foi feita em dois turnos, com voto popular e um júri formado por 17 jornalistas especializados de veículos de todo o país. Esta foi a segunda edição da premiação.

O Fiat Argo também levou a preferência dos 21 jornalistas votantes da edição de 2017 do “Carsughi L’Auto Preferita”. O hatch foi escolhido como melhor automóvel entre 1.1 e 1.6L. A versão premiada do Argo, Drive 1.3, traz motor Firefly com quatro cilindros. A família Firefly, tanto no 1.0 quanto no 1.3 litro, oferece bom torque bem distribuído à faixa de rotação.

Por fim, o Argo foi eleito pelo júri popular ao prêmio “The Best”, da Revista “Car and Driver”. Os jornalistas da publicação também escolheram o veículo, lançado em maio deste ano, como o melhor de sua categoria.

Chamados de recall

O Fiat Argo, em seu ano de lançamento, já foi objeto de dois chamados de recall – um dos quais envolvendo todas as unidades vendidas até a data. O primeiro foi relativo ao acionamento involuntário do airbag (veja aqui).

Créditos: Car.blog.br