Goste ou não, os modelos da Audi têm identidade visual parecida. Assim como BMW e Mercedes-Benz, a fabricante adotou tal técnica para entrar com mais facilidade em algumas praças. Recentemente, com os lançamentos dos novos A8 e A7 isso mudou.
“Esse processo de design [repetitivo] foi usado para fazer com que os Audi fossem facilmente reconhecido em mercados novos ou emergentes”, disse à Autocar Rupert Stadler, diretor executivo da marca de Ingolstadt. No entanto, ainda de acordo com o CEO, agora que a empresa já criou proximidade com os consumidores de grandes mercados, como o Chinês, a filosofia será alterada. “Poderemos dar a cada carro uma identidade própria”, acrescentou.
A Audi começará a fazer mudanças realmente bruscas quando lançar os seus elétricos. O primeiro a sair do forno é o crossover E-Tron, que começa a ser produzido no segundo semestre. O E-Tron Sportback chega depois. Segundo Marc Lichte, chefão do departamento de design, as menores dimensões do trem de força dos veículos elétricos significam que “proporções podem ser modificadas” para melhor. Tal significa mais liberdade para os designers.
“[Designers] terão mais espaço para brincar. Poderemos produzir [veículos] mais curtos depois dos eixos e capôs mais baixos”, afirmou Lichte. “Tudo isso contribui para um design mais atrativo”, concluiu. Será?
Créditos: Autopapo