CES, a maior feira de tecnologia norte-americana, tem sido local para lançamento de muitas marcas novas de carros, sempre de olho em um futuro elétrico, autônomo e com interior cheio de telas multimídia. Neste ano, o maior destaque fica para a chinesa Byton, que apresentou seu primeiro carro para o público de Las Vegas com a promessa de lança-lo em breve como um veículo premium inteligente, sustentável e compartilhável.

Byton Concept ainda é apenas um protótipo. Talvez o que mais chame atenção seja sua frente enorme, acompanhada de um caimento de teto pronunciado e belas rodas de 22 polegadas. Quando virar realidade, o modelo será vendido com desbloqueio por reconhecimento de face e personalizará os ajustes de bancos, luzes, aplicativos e músicas através de uma plataforma de nuvem batizada de Byton Life. Esta inteligência oferecerá ainda chamadas de vídeo conferência e telefone dentro da cabine e poderá até monitorar a saúde dos ocupantes. O hardware já trará tecnologia para acessar redes 5G.

Além das características autônomas que permitirão que os passageiros assistam aos seus vídeos durante as viagens, o carro trará também um tablet no volante para permitir que o motorista controle suas preferências de condução. Outras duas telas atenderão a galera do fundão. O Byton Concept também será equipado com câmeras e sensores instalados na dianteira e na traseira para se comunicar com os demais carros e pedestres.

Uma com motor de 268 cv e 40 kgfm e tração traseira, bateria de 71 kWh e autonomia de 400 quilômetros. A outra versão tem dois motores elétricos que juntos somam 469 cv e 72 kgfm, com tração nas quatro rodas, bateria de 95 kWh e autonomia de 517 quilômetros. O fato de não haver um enorme motor a combustão na dianteira, permite ao SUV disponibilizar ainda mais espaço interno aos ocupantes, criando uma sensação de amplitude no ambiente.

Os bancos dianteiros, por exemplo, poderão girar em 12 graus para dentro para facilitar o acesso. Já os assentos traseiros serão individualmente ajustáveis. Ainda na cabine, o luxuoso grandalhão oferecerá bancos forrados de couro e piso de madeira.

Se tudo sair como a Byton espera, o SUV da marca chinesa chegará ao mercado de sua terra natal por US$ 45 mil, algo como R$ 144 mil, sem as taxas. Depois, virão ainda um sedã em 2021 e uma mini van em 2022, todos baseados na atual plataforma.

De todo modo, ainda é cedo para dizer se o SUV vai virar realidade – quem acompanha a epopeia do Model 3 da Tesla em nosso site sabe da dificuldade de se colocar um modelo desses na linha de produção e cumprir com todas as promessas de demanda. Nós torcemos para que o protótipo da Byton evolua para o mundo real o mais rápido possível, afinal, seria um desperdício ele ficar apenas no imaginário dos engenheiros que o projetaram e daqueles que puderam ver suas fotos. Sua produção está prevista para 2019, na China, onde o carro chegará primeiro. No ano seguinte, segundo a montadora, o modelo será disponibilizado para os EUA.

 

Fonte: Auto Esporte – Globo