Você está prestes a conferir conselhos de Top coaches e mulheres bem-sucedidas, que vão te ajudar a mudar de área, ser promovida, acertar na entrevista e gerir bem o seu tempo.

1. Escute e aceite críticas
Foi um duro aprendizado, pois como criei a empresa, me achava a dona da razão. Mas discutir ideias acrescenta! Hoje, falo pros meus funcionários: ‘Se concordarem sempre comigo, é um boicote’.

2. Revisite seus objetivos
A cada três meses, reveja seus propósitos de carreira, pra não perder o foco. E seja organizada: trace metas no seu dia, faça listas de prioridades e, se algo ficar pro dia
seguinte, antecipe outra coisa no lugar. Você se sentirá produtiva.

3. Não chore! 
Emoção do bem é permitida. De desespero, não. Quer desabar? Vá pro banheiro. Não precisa ter postura de homem, mas seja firme.”

4. A teimosia é cara
Tenha humildade pra saber corrigir as rotas e reaja rápido ao erro!

5. Otimismo sempre
Não pire com problemas. Desafios devem ser encarados como parte de um objetivo maior. Pense assim e menos problemas vão acontecer – é sério!”

6. Persistência é o segredo 
Podem falar que você está louca, mas se a ideia vier do coração, corra atrás! O que me segurou foi a certeza: acreditava tanto que nada poderia me dissuadir.

7. Faça mais do que seu cargo exige
Não existe mais essa de ‘deu minha hora, vou embora’. Abrace mais funções – e faça isso desde o estágio. Só não assuma responsabilidades que não pode cumprir. Isso queima seu filme! Invista seu tempo com qualidade e minimize a culpa: não dá pra fazer
100% das coisas. Aprenda a delegar.

8. Viaje muito
Morei em várias cidades do mundo e acho que o aprendizado adquirido em viagens é
dos mais preciosos! Dinheiro gasto em viagem é investimento pra vida.

9. Experimente! 
Não tenha preconceitos e não censure suas ideias. Não existe certo e errado. Nas aulas de arte, os professores não nos deixavam usar borracha, pois do erro podem nascer ideias. Só não erra quem não experimenta.

10. Mude de opinião 
Se você tem opinião formada sobre tudo, esteja aberta a mudá-las. E ouça mais: hoje as pessoas perguntam, mas não escutam o que o outro diz.”

11. Foque no presente
Esteja inteiramente dedicada ao trabalho enquanto estiver na empresa. Mas no tempo com seu filho, não responda e-mails de trabalho. Aliás, não responda e-mails de trabalho 24 horas por dia, é contraproducente. As pessoas deixam de prestar atenção numa reunião pra responder e-mails, perdem o foco ao ver uma notificação do
WhatsApp… Mantenha o foco onde você estiver e sinta mais prazer nas coisas – e, please, menos culpa.

12. Faça social 
Se deixar, nunca vai sobrar tempo pra isso, então obrigue-se a ver o mundo lá fora! Vá a eventos, almoços, palestras, amplie o network. É nessas horas que surgem novas ideias, projetos e parcerias.

13. Recicle as ideias
É obrigatório reverter parte do que ganha pra própria carreira. Eu, por exemplo, passei a pagar meus próprios revisores e contratei uma agente. Me dá gastos, mas também retorno. Faça cursos, compre livros, vá a palestras pra se aperfeiçoar. Não fique obsoleta! Por que um hobby não pode virar profissão? Passar mais de 8 horas por
dia fazendo o que não gosta é triste.

14. Informe-se sobre o mundo 
No dia da entrevista, estava afiadíssima pra falar sobre minhas habilidades e sabia tudo
sobre a empresa. Mas a primeira – e única – pergunta do então vice-presidente global, o sr. Warren Feld, foi: ‘Quais assuntos relevantes estão acontecendo no mundo?’. Fiquei em choque! Acabei falando por uns 20 minutos de dois grandes assuntos que eu estava a par. Fui aprovada, mas não sabia bem por quê. Entendi depois que há muita gente boa no mercado, mas você tem de estar muito bem informada pra adequar a
realidade da empresa ao mundo que vivemos hoje. Por isso, nunca vou pra cama sem ao menos ler jornal, revista ou assistir a um telejornal.”

5 COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE DIZER NO RH…

15. “Sou muito perfeccionista”
Clichê proibidaço! “Agora também dizem muito ‘sou ansiosa’ e ‘detalhista’, o que só
serve pra amenizar, e não pra responder”, pontua Sônia Minelli, gerente de RH da Editora Globo.

16. “Meu chefe anterior era péssimo!” 
Mesmo se for verdade, jamais verbalize! Na cabeça do RH, quem maldiz a empresa anterior vai maldizer logo, logo a atual. Capisce?

17. “Olha aqui esse presentinho…”
Sim, as pessoas fazem isso: mandam mimos, flores… “O RH não está à venda, isso pega muito mal! Queira entrar pelas suas competências”, diz Sônia.

18. “Quero um tempo para começar” 
Olha, é um risco. Grande chance de alguém demonstrar mais disponibilidade que você!

19. “Blá, blá, blá…”
Aka, não fechar a boca! “As pessoas vêm muito treinadas e mal deixam o entrevistador falar. Saber ouvir é fundamental”, orienta a expert.

VOCÊ PERGUNTOU… e os top coaches do País responderam tim-tim por tim-tim!

20. Na entrevista de emprego, vão perguntar por que eu saí do último trabalho. Devo falar a verdade, mesmo se foi tenso?
“Sim, mas não exalte problemas nem faça críticas. Diga que o estilo de gestão exigia coisas que não estavam de acordo com seus valores no momento – e que aprendeu e amadureceucom isso.” Flora Victoria,  vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching

21. Pedi demissão, mas me arrependi. Como voltar?
“Humildade sempre é bem-vinda. Fale que errou e assuma a responsabilidade pelas consequências da sua escolha sem buscar culpados. Uma boa conversa sempre surte um efeito positivo. A essa altura, o que tem a perder?” Marisa Godoi, sócia-diretora da Êxito Gestão de Carreira e membro da FranklinCovey do Brasil

22. Quero um aumento. Qual o timing e o approach certos?
“Faça um balanço das suas entregas com argumentos que ajudem na discussão frente
aos objetivos da empresa. Mas saiba que, pro gestor, isso não é só sobre você. Ele pensa em variáveis como a necessidade de reter talentos, budget e a faixa salarial da equipe.” Fabio Pando, coach da ICF Brasil e presidente da Horizon Consulting

 

Fonte: Revista Glamour – Globo15