Acidente de trânsito pode acontecer em uma via rápida, em uma viagem e até na porta de casa. É desgastante, mas não há motorista que não esteja sujeito a dar uma batidinha. O melhor é, então, estar preparado para a possibilidade. Veja o que deve ser feito quando acidentes, com ou sem vítimas, em perímetro urbano ou rodovias, acontecem.

Em primeiro lugar, verifique alguém se feriu no acidente. Se houver uma vítima, independentemente da gravidade, ligue para a emergência (192) e sinalize a batida. A polícia deve ser acionada sempre que alguém se machucar. Nesses casos, o boletim de ocorrência (B.O.) é realizado pelo agente no local. É dever do condutor prestar socorro às vítimas, deixar de fazê-lo é crime previsto no artigo 135 do Código Penal Brasileiro.

Visto que não há ninguém ferido, é necessário retirar os carros da via. Bloquear a passagem dá multa.

Anote a placa do outro veículo envolvido e peça um documento do condutor.

PASSAR O TELEFONE pode não ser uma boa ideia. Isso porque a índole dos envolvidos no acidente é desconhecida. Caso tenha uma seguradora, passe o telefone da empresa para o motorista – ela está melhor preparada para lidar com a situação.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA: sempre faça o registro do acidente. Ainda que os envolvidos entrem em acordo no momento da batida, é importante relacionar o ocorrido. O documento também é necessário se uma das partes for utilizar o seguro.

Na maioria dos Estados brasileiros, os B.O. são realizados pela internet, o que facilita o processo. Em Minas Gerais, por exemplo, todos os acidentes de trânsito que não envolvam vítimas devem ser realizados pela página da Polícia Civil. Roraima ainda não disponibiliza o serviço.