Especialista dá dicas de como curtir a folia sem risco.
Confete, serpentina e muita música. Carnaval é sinônimo de festa e alegria, em quatro dias de animação. Para o folião não perder o passo, além do cuidado com a fantasia, deve ficar de olho na saúde. Alimentação, hidratação e descanso são itens importantes para curtir o feriado sem risco de voltar para casa mais cedo.
“É bom evitar excessos de bebidas alcoólicas e energéticos, que podem levar à desidratação, proteger-se do sol com o uso de protetor solar e roupas leves, manter-se sempre hidratado, alimentar-se com comidas leves e ingerir pouca gordura e sal, além de fazer pausas para horas de sono”, orienta o clínico geral Daniel Boczar, do Hospital Anchieta.
De acordo com o médico, o descuido com a saúde pode levar a doenças próprias da época, como gastrites, coma alcoólico, intoxicação alimentar, insolação e doenças sexualmente transmissíveis. “As mais comuns são sífilis, gonorreia, herpes genital, infecções pelo HPV e clamídia e infecção por HIV”.
Vale lembrar que, com o clima de festa e as possibilidades de relacionamentos temporários, deve-se redobrar a atenção para o uso do preservativo em todas as relações sexuais. Previna-se e tenha um Carnaval mais feliz e saudável.
Doenças mais comuns
– Relacionadas ao abuso de bebidas alcoólicas: gastrites, pancreatites, coma alcoólico, hipoglicemia e desidratação.
– Intoxicação alimentar: náuseas e vômitos persistentes, diarreia e desidratação, causada por consumo de alimentos com preparo e armazenagem inadequados.
– Insolação: excesso de exposição solar, que acarreta desidratação, febre, bolhas e queimaduras na pele.
– Doenças sexualmente transmissíveis: sífilis, gonorreia, herpes genital, infecções pelo HPV e clamídia, infecção por HIV.
Fonte: Divulgação