A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença caracterizada pela presença de vários cistos nos ovários, associados a uma irregularidade do ciclo menstrual e uma disfunção dos hormônios femininos. Em virtude desse desequilíbrio hormonal, além da formação de cistos no ovário, ocorre também uma alteração no processo normal de ovulação.

Um dos sintomas associados a doença é o aparecimento de espinhas (acne) na pele, que ocorre devido ao aumento do nível de testosterona, fazendo com que a glândula sebácea produza  ainda mais gordura.

A SOP pode também dificultar que a gravidez aconteça. Além de contribuir para a formação de pequenos cistos no ovário, o desequilíbrio hormonal causa alterações no processo de ovulação, atrapalhando no desenvolvimento dos folículos que acabam não se rompendo para liberar o óvulo que seria fecundado na trompa.

Sinais e sintomas da SOP:
  • menstruação irregular;
  • excesso de pelos no rosto, barriga e seios;
  • excesso de oleosidade na pele;
  • queda de cabelo e dificuldade para engravidar;

Não é necessário que todos os sintomas estejam presentes para que o paciente seja diagnosticado com a síndrome.

Tratamento:

O método escolhido para tratamento levará em consideração se a mulher deseja ou não engravidar no momento.  A utilização de pílulas contraceptivas, diuréticos e a metformina são indicados para os casos de mulheres que não estão tentando engravidar. Já para as mulheres que querem engravidar, o medico responsável  poderá indicar indutores de ovulação.

No entanto, em todos os casos é indicado perda de peso (se for o caso), atividade física e dieta equilibrada. Além disso, a orientação médica é fundamental para avaliar eficácia e segurança do tratamento.

Uma coisa é certa: ovário policístico e suas manifestações podem ser tratadas. Procure um especialista!