Grupos guiados por especialistas mergulham na história, cultura e gastronomia de cada destino
Dos sabores da Itália às cidades imperiais do Marrocos, os novos roteiros da Latitudes, pioneira em introduzir o conceito de viagens de conhecimento no Brasil, apresentam viagens para quem quer mergulhar na cultura de cada país, através da gastronomia, cultura e história.
O Marrocos é o primeiro destino, com um roteiro cultural pelas cidades imperiais de Casablanca, Rabat, Fez, Meknes e Marrakesh. Entre 27 de abril e 6 de maio, a Latitudes reconta a história das dinastias que reinaram no país ao longo dos séculos, e que tiveram grande relevância histórica, especialmente na época da colonização árabe. O grupo é acompanhado por Hélio Dias Ferreira, doutor em Educação e mestre em História da Arte.
A Antiga Pérsia e os caminhos pela Rota da Seda são o tema do grupo que percorre o Irã entre 9 e 22 de maio com o historiador Plinio Freire Gomes e o anfitrião da Latitudes Emilio Moufarrige. O Irã está passando por mudanças significativas, tornando o momento atual ideal para visitar o país, ainda relativamente intocado pela cultura Ocidental.
O roteiro passa porTehran, Isfahan, Yazd e Shiraz, cidades que prosperaram beneficiadas pelas rotas comerciais que cruzavam o país. Em Tehran, os museus apresentam valiosas coleções, enquanto as ruas preservam palácios e monumentos. Já Persépolis e Pasárgada são dois dos tantos patrimônios da UNESCO do país, e dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo antigo.
“Estar em contato com povos oriundos de civilizações antigas é ter a possibilidade de estabelecer uma comunicação e um diálogo com nossa ancestralidade. Essa ancestralidade forjou o mundo em que vivemos hoje e de alguma forma nós também somos a ancestralidade de gerações futuras”, destaca o especialista Emilio Moufarrige.
Entender a história de um lugar através de sua gastronomia é um convite ao que há de mais prazeroso em uma viagem. Essa é a proposta da incursão ao norte da Itália entre 25 de maio e 7 de junho, com a especialista em gastronomia e historiadora Esther Rapoport. A região de Emilia Romagna, Piemonte e Valle D’Aosta, destacada pelo NY Times como um dos destinos a conhecer em 2018,é uma das mais importantes para a cultura gastronômica do país. O roteiro passa por Bologna, Vigoleno, Torino, Langhe, Alba, Courmayeur e Milão.
Fonte: Divulgação