Fundadora da Governess, Antoniele Fagundes atende celebs como Ticiane Pinheiro, Lelê Saddi, Fabiana Justus e mais

O que Fabiana Justus, Ticiane Pinheiro, Lalá Noleto, Helena Lunardelli, Nati Vozza, Lelê Saddi e Juju Salimeni têm em comum? Além de closets recheadíssimos de bolsas, roupas e sapatos, elas compartilham a mesma personal organizer: Antoniele Fagundes.

Fundadora da empresa Governess, Antoniele – que lança o livro “Sua Casa: Estilo de Vida, Organização e Decoração”(Editora Chiado) este mês – é expert em fazer “revoluções” em todos os ambientes do seu lar. “Alinhando a organização com a decoração e a limpeza é possível ainda criar um ambiente que as pessoas se sintam felizes nas próprias casas e queiram estar lá”, conta.

Depois de colecionar experiências nas mansões e apartamentos das celebridades brasileiras, a personal organizer compartilha com a Glamour algumas de suas top dicas para uma casa mais organizada! Quer ver só?

PARTE 1: NA DESPENSA 
A despensa é um cômodo que fica perto da cozinha e funciona como um espaço para guardar alimentos que não precisam de refrigeração. Para quem não tem esse cômodo, as dicas abaixo também funcionam para os próprios armários da cozinha!

1. É bacana guardar mantimentos de muita utilização (como arroz, açúcar, pó de café, feijão e macarrão) dentro de potes, uma vez que eles deixam os alimentos mais organizados, fáceis de manusear no dia a dia e visivelmente bonitos. Para isso,compre potes quadrados ou retangulares, porque eles otimizam melhor o espaço. Depois coloque todo o conteúdo no pote. Eu indico a compra de potes transparentes, porque facilita a identificação!

2. É importante lembrar de sempre marcar a validade com canetas ou etiquetas, e lavar a vasilha após o término do produto.

3. Para as pessoas que gostam de comprar em maiores quantidades, se possuírem uma prateleira mais funda, é legal colocar o pote na parte da frente da prateleira e o estoque de produtos fechados na parte de trás. Assim, quando finalizar o produto, é só abrir a nova embalagem, lavar o pote, colocar o novo alimento e alterar a validade.

4. Para farinhas e temperos que não são usados com tanta frequência, pode-se providenciar um cesta plástica ou de fibra, deixando o conteúdo nos próprios saquinhos, amarrados com um arame ou com uma fita se tiverem abertos. Não indico prendedores de roupas, porque eles possuem outra função e não acho que fica um visual bonito para fechar os alimentos.

5. É importante colocar uma prancheta ou uma pasta plástica na despensa que sirva para guardar as notas das compras do mercado. Isso ajuda a família ou a pessoa acompanhar o preço dos alimentos e também entender o consumo da casa, uma vez que é possível analisar o que não foi consumido, quanto tempo durou certo produto e o que eventualmente precisou comprar mais. É ideal para se preparar para a próxima visita ao mercado.

PARTE 2: NA LAVANDERIA

6. Na lavanderia é fundamental não acomodar roupas e demais objetos em cima de máquinas de lavar ou secar. Esse hábito estraga tanto as roupas, como pode prejudicar a máquina com o peso!

7. Aprenda a ler aquele guia de lavandeira. Faça um quadrinho, imprima ou escreva as informações. Familiarize-se com o que é indicado para lavar, passar e secar.

8. Corra atrás de saquinhos e embalagens específicas para lavar roupas e outros itens, como: roupas íntimas, bichinhos de pelúcia e tênis. Assim as peças são preservadas e duram por mais tempo. Além disso, para secar existem também ‘varalzinhos’ especiais para peças menores. Esses mini varais são formados por um cabide que vem com vários prendedores pequenos que são ótimos para secar meias e outras peças.

9. Uma dica bacana é, sempre que você usar uma meia, coloque no cesto de roupa suja uma dentro da outra até colocar o par na máquina. Muitas vezes as meias somem porque caem no caminho do cesto até a máquina ou atrás na máquina quando você deposita todas as roupas para lavar. Mas, se mesmo assim, as meias continuarem sumindo, é divertido criar um quadro do tipo “Procura-se” e colocar as meias sem par por lá.

10. Para as roupas ficarem limpas e a máquina também ter uma vida útil maior é importante saber os pesos das roupas molhadas. Além disso, é fundamental fazer a limpeza geral da máquina uma vez por mês. Cada modelo é diferente e possui uma orientação específica do fabricante. Entretanto, normalmente é só encher a máquina com água e não colocar nenhuma peça, depois disso, é só colocar o processo completo de lavagem.

PARTE 3: NO GUARDA-ROUPA
11. 
Arrume suas roupas do jeito que você gosta de olhar para elas. Tanto as de cama, mesa, banho e pessoais. Aquilo que te faz bem é aquilo que vai te motivar a deixar organizado!

12. Evidencie as roupas que você mais usa e as pendure em cabides. Assim fica mais prático e fácil de serem utilizadas no dia a dia. É importante apenas respeitar o material das peças. Por exemplo: roupas de couros são mais pesadas e, por isso, não são indicadas para serem penduradas, ainda mais em cabides finos, já que podem danificar o material. Dessa forma, é importante também entender e avaliar cada peça antes de pendurar.

13. Uma dica legal é deixar as gavetas para peças menores. Uma gaveta bem organizada é aquela que é possível ver tudo o que a pessoa tem. Por isso, para as gavetas, se você empilhar uma em cima da outra não é funcional. Para tanto, pode-se dobrar por escadinha (uma peça em baixo com uma dobra maior e a de cima um pouquinho menor e consequentemente) ou dobras para serem guardadas em pé, para não amarrotar a peça.

14. Para sapatos é importante guardá-los juntos. Tanto um do lado do outro, quanto um atrás do outro. Assim é possível deixá-los a vista e práticos para serem escolhidos no dia a dia. Entretanto, a forma de organizar vai depender do espaço e do tipo de sapato!

Fonte: Revista Glamour / Globo