Estamos no verão a caminho do outono, e a chuva é companheira destas estações. Apesar de ser chato para andar na rua ou perigoso para andar de carro, a chuva é essencial para a vida do nosso planeta e consequentemente a nossa.

Certamente você que já pensou na quantidade de água que cai e que seria útil aproveitá-la. Pois bem, se quiser ter uma atitude sustentável e amiga da natureza, vamos compartilhar 10 ideias para recuperar a água da chuva, como também algumas finalidades que pode dar à mesma. Além de ajudar a proteger o planeta, irá consequentemente poupar nas suas faturas de consumo de água.

No final e com estes gestos bem simples irá ter despesas mais baixas, podendo poupar esta diferença de consumo, para algo que gostaria de fazer, como uma viagem, por exemplo.

Curioso por descobrir? Depois disso, irá olhar para a chuva de outra maneira! E quem sabe que não dançará a dança da chuva, para haver mais dias de chuva?!

Confira!

1. Como armazenar a água da chuva?

Jardins modernos por Aquajoy water gardens ltd

De acordo com um dos relatórios da ONU, realizados em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Desta forma, devemos todos contribuir com pequenos gestos, de modo a amenizar o gasto individual de água. É da responsabilidade de todos nós e de fato, pequenos gestos no seu dia-a-dia já ajudarão. Como tomar duches em vez de banho, fechar a torneira quando escova os dentes, na hora de lavar louça também… E se recuperar a água da chuva, consegue uma enorme redução do seu consumo.

Pode fazê-lo de várias maneiras: deixando garrafões de água vazios na rua, para encherem com a chuva; pode usar baldes ou outros recipientes. No entanto, se pretender algo de bem prático e com alguma sofisticação recomendamos o uso de cisternas. Por exemplo, no Nordeste é bastante comum usarem cisternas para recuperar a água da chuva. Este é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. A cisterna é considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas ou apartamentos. Têm também torneiras para controlar a água que quer usar.

2. Recuperar a água da chuva: espelho d’água

Espelho de água: Corredores e halls de entrada  por Mina Arquitetura & Construções

Se tiver, no seu jardim, um espelho de água pode enchê-lo com a água da chuva. Evitará gastos extras no seu consumo, já que uma superfície destas requer ainda, bastantes litros de água. Pode optar por introduzir um cloro para tratar água.

3. Onde posso usar a água da chuva?

Varanda, alpendre e terraço  por BS - Holzdesign GmbH

Você pode utilizar a água da chuva praticamente para tudo:

Arquitetura: espelhos d’ água e fontes, assim como vemos na imagem: uma pequena lagoa com o aproveitamento da chuva.

Banheiros: vasos sanitários e mictórios.

Área de Serviço: máquina de lavar roupas.

Limpeza: lavagem de pisos, fachadas, carros.

Agronomia: irrigação de plantas e jardins.

Piscinas: complementação da d’água até 1/3 do seu volume total.

Incêndio: reserva e outros assemelhados.

4. Recuperar a água da chuva: para incêndios

Sala de estar  por Finoptim

Como mencionamos a água pode ser usada para apagar incêndios. É preciso se precaver e armazenar água para uma eventualidade.

5. Recuperar a água da chuva: para descarga de água

Banheiros modernos por BO6

Já pensou na quantidade de água que é desperdiçada cada vez que vamos ao banheiro?! É imensa. E quantas mais pessoas em casa, mais são os gastos. Mas se recuperar a água da chuva e verter no depósito doautoclismo ou diretamente no vaso sanitário.

6. Recuperar a água da chuva: para limpezas domésticas

  por BOOK A TIGER

 Nas limpezas também gastamos imensa água e para tal fim, a água da chuva é mais do que perfeita! Seja para encher o balde da esfregona ou limpar uma superfície. Por semana, são litros que irá economizar.

7. Recuperar água da chuva: para lavar roupa

Área de serviço/Lavanderia: Cozinhas modernas por Ésse Arquitetura e Interiores

É preciso ressaltar que as tubulações de água potável e de água da chuva devem estar totalmente separadas. A sua máquina de lavar deve ter uma tubulação separada da água potável, assim como no banheiro.

8. Instalar uma cistena

Garagens e edículas modernas por cm espacio & arquitectura srl

Hoje, o mercado oferece um produto muito prático para captar água da chuva, que é a cisterna slim aparente. Ele é desenvolvido em polietileno rotomoldado, proteção contra raios ultravioletas, anti mosquito da dengue, pode ser instalado atrás da sua casa ou na frente. Aí, você precisa conectar à calha e esperar pela a chuva.

9. Recuperar a água da chuva: para regar o jardim

Jardins modernos por Time2dsign

Sem dúvida alguma que aqui pode e deve usar a água da chuva para regar as suas plantas, flores ou horta. É uma água natural e boa para a vegetação. É claro que num pico de calor, a água da chuva não é suficiente, mas ao longo do ano, já foi poupando e recuperando alguma água.

10. Recuperar água da chuva: para passar roupa

Banheiros escandinavos por Elfa Deutschland GmbH

 Invés de comprar água destilada, use água da chuva para o seu ferro de passar roupas.

Fonte: Homify