Estamos no verão a caminho do outono, e a chuva é companheira destas estações. Apesar de ser chato para andar na rua ou perigoso para andar de carro, a chuva é essencial para a vida do nosso planeta e consequentemente a nossa.
Certamente você que já pensou na quantidade de água que cai e que seria útil aproveitá-la. Pois bem, se quiser ter uma atitude sustentável e amiga da natureza, vamos compartilhar 10 ideias para recuperar a água da chuva, como também algumas finalidades que pode dar à mesma. Além de ajudar a proteger o planeta, irá consequentemente poupar nas suas faturas de consumo de água.
No final e com estes gestos bem simples irá ter despesas mais baixas, podendo poupar esta diferença de consumo, para algo que gostaria de fazer, como uma viagem, por exemplo.
Curioso por descobrir? Depois disso, irá olhar para a chuva de outra maneira! E quem sabe que não dançará a dança da chuva, para haver mais dias de chuva?!
Confira!
1. Como armazenar a água da chuva?
Pode fazê-lo de várias maneiras: deixando garrafões de água vazios na rua, para encherem com a chuva; pode usar baldes ou outros recipientes. No entanto, se pretender algo de bem prático e com alguma sofisticação recomendamos o uso de cisternas. Por exemplo, no Nordeste é bastante comum usarem cisternas para recuperar a água da chuva. Este é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. A cisterna é considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas ou apartamentos. Têm também torneiras para controlar a água que quer usar.
2. Recuperar a água da chuva: espelho d’água
3. Onde posso usar a água da chuva?
Arquitetura: espelhos d’ água e fontes, assim como vemos na imagem: uma pequena lagoa com o aproveitamento da chuva.
Banheiros: vasos sanitários e mictórios.
Área de Serviço: máquina de lavar roupas.
Limpeza: lavagem de pisos, fachadas, carros.
Agronomia: irrigação de plantas e jardins.
Piscinas: complementação da d’água até 1/3 do seu volume total.
Incêndio: reserva e outros assemelhados.
4. Recuperar a água da chuva: para incêndios
5. Recuperar a água da chuva: para descarga de água
6. Recuperar a água da chuva: para limpezas domésticas
7. Recuperar água da chuva: para lavar roupa
8. Instalar uma cistena
9. Recuperar a água da chuva: para regar o jardim
Fonte: Homify