Nos restaurantes ou em casa no preparo das refeições do dia a dia, é bastante comum a sobra de alimentos. Parte desse excesso é formada por produtos ainda crus que tiveram suas pontinhas descartadas devido ao tipo de corte ou que ficaram parados nos armários e estoques.
Pensando em novas formas de reaproveitar os produtos e evitar o desperdício, a Unilever Foods Solutions convidou os chefs Paulo Savioli, integrante das equipe do Cheftime e do restaurante Alter, de Miami, e Leonardo Gatto, do Mangue Restaurante, em São Paulo, para dar dicas de receitas de como você pode reaproveitar os alimentos em casa ou no seu restaurante.
Purê de Mandioca com Batata Doce (chef Paulo Savioli)
1 embalagem de Purê de Batatas
250g de Mandioca
250g de Batata Doce
500 ml de Leite
120g de Creme de Leite
50g de Manteiga sem Sal
Sal
Modo de Preparo:
Descasque e cozinhe a mandioca e a batata doce em água com sal até estarem devidamente cozidas. Como possuem tempos distintos de cozimento, comece pela mandioca e, quando estiver na metade do cozimento, adicione a batata doce. Cozinhe até estarem moles. Em uma panela à parte, misture o leite, o creme de leite e deixe que ferva.
Assim que estiverem cozidas, amasse tudo. Retire as fibras, se houver. Se optar por uma textura mais homogênea e aveludada, passe a mistura por uma peneira. Reserve. Dilua o Purê de Batatas Knorr na proporção indicada na embalagem. Misture com os vegetais cozidos e já amassados.
Em uma panela à parte, incorpore a mistura à manteiga e adicione o leite e o creme de leite lentamente até adquirir a textura desejada. Se necessário, corrija a textura com água. Salgue de acordo com seu paladar. Retire do fogo e sirva.
Caldo Escuro de Legumes (chef Paulo Savioli)
1 tablete de Caldo de Galinha
250g de Cenoura
250g de Salsão
500g de Cenoura
2 dentes de alho
2 espigas de milho debulhadas
Talos de salsinha
2 folhas de louro
1 ramo pequeno de tomilho
1 colher de café de sementes de coentro
1 colher de café de pimenta do reino preta em grão
Modo de Preparo:
Pique os vegetais em pedaços grandes, ponha sobre uma assadeira junto com as espigas de milho e coloque no forno médio até dourarem (o ponto de dourado varia de acordo com seu gosto. Deve-se evitar, somente, queimar os vegetais, o que deixaria o caldo com um gosto amargo).
Dilua o Caldo de Galinha Knorr na proporção indicada na embalagem e acrescente à mistura com o restante dos ingredientes e uma colher de chá de sementes de coentro e uma colher de café de pimenta do reino preta, em grãos. Cubra com água fria até o limite da panela. Se desejar o caldo mais suave, pode-se diminuir estas quantidades.
Quando levantar fervura, deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Coe o caldo. Se desejar, deixe reduzir. Em seguida, congele e utilize para enriquecer molhos, risotos ou qualquer receita de sua preferência.
Salada de Maionese com Infusão de Talos de Salsinha com Brunoise de Caules de Cenoura Baby (chef Leonardo Gatto)
Ingredientes:
– Para a maionese artesanal
4 Gemas
Azeite para dar o ponto
– Para a Infusão
80 gr de salsinha
Suco de 1 limão tahiti
Sal à gosto
– Para Salada
60gr de cenoura baby em rodelas cozida
80 gr de caule de cenoura baby em brunoise
50 gr de batata de monalisa em cubos
20gr de mel de Jataí
Raspas de limão siciliano
Modo de Preparo:
Infusão – Bater em um processador todos os ingredientes, coar e reservar o líquido.
Maionese Artesanal – Em um Bowl bata as gemas e acrescente o azeite em fio até obter o ponto desejado. Reservar.
Montando a Salada – Em um bowl misture a infusão e a maionese. Bata com o Fouet até obter uma maionese verde. Acrescente o mel e misture. Incorpore os legumes a maionese. Ajuste o sal e pimenta.
Fonte: Divulgação