As divisórias de vidro têm um valor estético significativo porque dão uma sensação de amplitude para qualquer ambiente pequeno.

A instalação deve ser confiada a profissionais que possam avaliar se as paredes, o teto e o chão são adequados para a parede de vidro, ou ancorando os suportes, e que tipo de vidro é mais adequado ao propósito estético e funcional da sua residência. As possibilidades são diferentes, janelas fixas, portas deslizantes, com moldura ancorada ou com trilhos deslizantes, entre outras ideias.

É difícil dar indicações de preços, porque o valor dependerá do projeto da qualidade, força, tratamento e desempenho do vidro. Além disso, a instalação, o sistema de ancoragem, o quadro e o tamanho da parede influenciam muito no orçamento. As intervenções nas paredes afetam o preço total, por exemplo, para painéis deslizantes retráteis ou para criar uma abertura parcial de uma parede. A este respeito, deve notar-se que a possibilidade de intervir em separar um espaço, deve ser avaliada por um técnico especializado, um engenheiro de construção, que poderá aconselhar o tipo de estrutura que será utilizada para suportar o peso da parede sobreposta.

Convidamos você a seguir conosco e se inspirar nas ideias dos profissionais da nossa plataforma.

1. Parede de vidro para dividir ambientes
Salas de jantar clássicas por T+T ARCHITETTURA

As possíveis soluções são diferentes e mudam de acordo com a distribuição dos ambientes. Para as paredes de partição, na verdade, não significam necessariamente uma estrutura transparente que vai do chão ao teto. Porque mesmo uma abertura parcial leva ao mesmo resultado de iluminação natural e continuidade do ambiente.
2. A parede de vidro ilumina o ambiente naturalmente
Salas de jantar modernas por StrandNL architectuur en interieur

As divisórias de vidro são uma excelente maneira de trazer a luz natural da sala de estar para a entrada ou para o corredor, eliminando a sensação de fechamento e dando uma visão mais aberta para essas áreas de passagem. A possibilidade de fechar as portas permite evitar que os cheiros dos alimentos ou os ruídos e as vozes cheguem aos quartos.
3. Por que escolher uma partição de vidro?
Parede Volumétrica: Paredes  por Maiara Viana Ateliê de Arquitetura

O vidro, com sua leveza, acrescenta elegância e modernidade ao ambiente e também é um material versátil que pode ser utilizado em qualquer espaço.

Os principais motivos pelos quais uma partição de vidro é geralmente escolhida são:

– amplificar e iluminar o ambiente;

– entrada de luz natural para as antigas áreas escuras;

– permitir a continuidade visual entre áreas destinadas a diferentes funções, mas incluídas no mesmo espaços.

4. Para isolar a sala de jantar
A necessidade de encontrar a concentração para estudar ou para trabalhar requer um um ambiente silencioso ou pelo menos parcialmente sem ruídos. Ao mesmo tempo, se o espaço disponível é limitado, uma divisão de alvenaria poderia remover a luz. Em tais casos, uma parede divisória de vidro pode ser a solução mais prática e visualmente agradável para separar o ambiente e ainda manter o silêncio, assim como vemos na imagem: a sala de jantar separada da sala de estar.
5. Para separar a cozinha
Projeto de Interiores Residencial: Salas de estar modernas por Eduardo Torres Arquitetura e Design

As divisórias de vidro são uma solução amplamente adotada para separar a cozinha da sala de jantar e, mais geralmente, da sala de estar. Quer se trate de uma área de espaço aberta ou de um espaço dedicado à cozinha e à área de jantar, uma partição transparente permite a passagem da luz natural e a continuidade visual entre os ambientes.
A possibilidade de fechar assegurará que você possa ventilar a cozinha sem passar pelos odores gerados pela preparação dos alimentos ou, possivelmente, o frio quando a janela da cozinha está aberta e as pessoas estão na sala.
6. Parede de vidro para apreciar o exterior

No exemplo, vemos, em vez disso, uma parte de um grande espaço aberto, destinado ao relaxamento e recreação, foi delimitada por uma separação transparente para apreciar a natureza. O resultado é um pequeno oásis verde e a área da piscina protegida das crianças.

7. Parede de vidro para apreciar o jardim vertical
Residência R&D: Salas de jantar modernas por Juliana Azanha | Arquitetura e Interiores

Como dissemos, uma das maiores vantagens das divisórias de vidro é permitir que a luz natural alcance áreas que seriam excluídas na presença das paredes de alvenaria. Nesta proposta vemos uma bela parede transparente com visão para o jardim vertical, assim a sala de jantar um toque mágico e ar fresco.

Fonte: Homify