O lar doce lar pede, além da beleza, escolhas aconchegantes e acolhedoras
Muito mais do que uma residência, um verdadeiro lar. É com esse objetivo que arquitetos e designers levam para seus projetos de arquitetura e interiores escolhas curingas para garantir aconchego e charme, na medida certa. Tapetes, almofadas, cores, iluminação e disposição dos móveis merecem a atenção de quem quer decorar com afeto e ser verdadeiramente acolhido em seu cantinho.
Escolhas clássicas, como um lustre diferenciado, por exemplo, são ótimas alternativas para quebrar o clima de um ambiente muito moderno e por vezes frio. A dica é das arquitetas Dayane Jubé e Renata Noronha, do escritório Mix Arquitetura. A dupla, especializada em quartos infantis e arquitetura hospitalar e clínicas, ensina ainda que investir em um bom projeto luminotécnico pode fazer toda a diferença na hora de proporcionar um ambiente mais acolhedor.
O revestimento escolhido para o chão também é um dos grandes responsáveis por um espaço mais aconchegante. Pisos mais escuros ou com texturas naturais, por exemplo, proporcionam ambientes mais confortáveis visualmente e fisicamente. Já peças frias e claras são aliadas na hora de dar amplitude ao espaço e, quando a ideia é deixar mais acolhedor, é necessário lançar mão de tapetes mais espessos e macios. E por falar em textura, os tecidos são sempre protagonistas de um lar. Nas cortinas e no mobiliário, dão a sensação de conforto ao toque e, claro, aos olhos.
Especialistas em arquitetura de luxo, Lídia Branquinho e Marcus Leite, do Stúdio Ambo, também apontam a iluminação planejada como um dos diferenciais de uma residência que é pensada para proporcionar esse conforto tão almejado. As luzes amarelas, por exemplo, são sinônimos de comodidade. Já as brancas são ótimas para dar um toque de amplitude. Com tantas propriedades, cada uma é ideal para um espaço e por isso a ajuda de um profissional é imprescindível. “O jogo cênico da iluminação é a pedida certa para conquistar o tom exato que cada espaço precisa”, destacam os profissionais.
Os arquitetos citam ainda a natureza como uma boa pedida para decorar. “Preencher o ambiente com o toque natural de um jardim vertical, de um arranjo de flores ou de um vaso de suculentas é levar para dentro de casa o poder agregador e reconfortante da natureza”, assim como mantas, almofadas e cores alegres que podem, sem sombra de dúvidas garantir ares convidativos à permanência.