A estação que traz baixa umidade e um clima seco pede mais cuidados com as barbas e cabelos
Com a chegada das baixas temperaturas e maior umidade no ar, os fios tendem a ficar mais propensos a queda e ao ressecamento. Thaís Antunes, barbeira e empreendedora explica que isso acontece por que o sistema imunológico fica mais sensível e existe também a necessidade de aumentar os cuidados na hidratação nesta época. Thais dá algumas dicas com cuidados para manter a barba nessa época do ano. Confira abaixo:
Manter a barba limpa
Limpar a barba só com água não adianta. De acordo com a especialista, a barba acumula impurezas durante o dia, e para manter a higiene e hidratação é necessário utilizar xampus, prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.
Intensificar a hidratação com óleo de barba com minoxidil
Manter a barba cheia, desenhada e hidratada é um desafio para muitos homens. Para acabar com as falhas em regiões especificas e por fim aos pelos ralos, Thais indica o uso de óleos que possuem minoxidil. “O minoxidil já é conhecido para o tratamento da perda de cabelo, mas também tem ação eficaz para as barbas, estimulando o crescimento uniforme e saudável dos fios, sendo um medicamento que possui função vasodilatadora. É recomendado utilizá-lo em óleos pós-banho”, orienta a barbeira.
Hidratar-se com bastante água
Beber muita água ajuda a manter o corpo e a pele hidratados. “Nesta estação é comum a pele ficar ressecada, por isso além de manter os cuidados com cremes e óleos para conter a descamação, é fundamental beber bastante água”, aconselha Thais.
Exercícios e boa alimentação
Para que a barba cresça com saúde, é necessário manter uma alimentação rica em vegetais verdes, legumes e proteínas. “Se alimentar de forma saudável, introduzindo as proteínas encontradas na carne, nos ovos e no peixe ajuda no crescimento dos pelos”.
Paciência ao lidar com a coceira
É comum os homens terem coceiras na região da barba. De acordo com Thais, existem diversos motivos que podem causar coceira nessa área, desde o processo do crescimento, ao corte que foi realizado, até falta de hidratação e o acúmulo de sujeira. “Para prevenir essas coceiras, é necessário utilizar hidratantes e óleos para barba, além de penteá-las”, aconselha.
Fonte: Divulgação