O inverno está chegando e já no outono nos deparamos com diversos problemas de saúde, principalmente, respiratório. Porém, existem medidas que você pode tomar para fortalecer o sistema imunológico para o inverno. Quer saber quais são?
Acompanhe aqui!

6 dicas para fortalecer o sistema imunológico para o inverno

O outono é a estação que aumenta os casos de atendimentos médicos por conta de doenças respiratórias e já soma um aumento nos casos de pessoas com gripes. E na estação mais fria do ano esses casos aumentam ainda mais.
Porém, existem formas de driblar os problemas de saúde mais comuns, e outros, fortalecendo o seu sistema imunológico para o inverno. Anote aqui algumas dicas saudáveis para ajudar o seu corpo a lutar contra vírus e infecções:

1. Cuide da sua alimentação

Invista em alimentos saudáveis para aumentar a sua imunidade e inclua lipídeos, carboidratos e proteínas, que contribuem com a formação das células e anticorpos.
Existem opções de alimentos típicos do outono e inverno e também que dá o ano todo. Confira a lista dos que podem te ajudar:

  •  Alho:

Contém zinco, selênio e nutrientes que agem contra gripes e resfriados, além de outras
doenças. O melhor é que está disponível o ano todo.

  •  Cebola

Por conter quercitina, ele age como potencializador da imunidade, prevenindo assim, alergias e doenças virais. Está disponível durante o ano inteiro.

  • Salsa (salsinha)

Ela inibe a secreção de histamina no organismo, uma substância que em excesso faz nosso corpo liberar plasma em quantidades, ocasionando vermelhidão, edemas, coceiras, entre outros sintomas de alergia.

  • Castanha-do- Pará

Rica em selênio, que é um antioxidante poderoso, ela atua contra os radicais livres, melhorando a função do sistema imunológico. Sua colheita é feita entre os meses de janeiro e abril, mas pode ser encontrada o ano todo.

  • Frutas cítricas

Limão, laranja, romã (típica do inverno), acerola, uva, morango, tangerina e kiwi são ricas em antioxidantes, vitamina C, flavonóides, fibras e contêm propriedades anti-inflamatórias. Além de fortalecer o sistema imunológico, é bom saber que elas previnem o câncer e doenças cardiovasculares. Fora que a maioria está disponível o ano todo.

2. Dê mais risadas!

Você deve ter ouvido que rir é o melhor remédio para eliminar o tédio, certo? Essa é uma afirmação com suporte científico, ou seja, uma boa gargalhada contribui com o fortalecimento do sistema imunológico. Curiosidade: o ritmo cardíaco sobe aos mesmos níveis durante o riso se comparado quando praticamos atividades físicas e isso faz muito bem à saúde.

3. Durma sempre bem

Procure relaxar uma hora antes de ir dormir e durma de 7 a 8 horas por noite. Dormir pouco afeta a imunidade, já que altera a produção das células de defesa.

4. Cuide da higiene

Além de manter as mãos sempre limpas, você precisa investir também na limpeza do ambiente, principalmente se sofre de doenças respiratórias que pioram no inverno. Deixe o ambiente sempre ventilado, tire as cortinas e tapetes e evite o excesso de objetos que acumulam poeira.

5. Tome sol

Não deixe de se expor ao sol de 10 a 15 minutos por dia, evitando os horários entre 10:00 e 16:00 horas. Nosso corpo precisa de, pelo menos, duas horas semanais de sol para fortalecer o sistema imunológico, já que é o tempo necessário para sintetizar a vitamina D que o corpo precisa. A vitamina D regula a resposta imune, estimula a síntese de peptídeos de propriedades antimicrobianas e ajuda a reduzir inflamações.

6. Faça atividades relaxantes

Isso vale tanto para o corpo como para a mente e você pode incluir caminhadas, leitura, sair com os amigos, enfim, tudo o que não te estressa. Se precisar, diminua a carga horária, afinal, você precisa cuidar da sua saúde que é mais importante.

Fonte: Andréia Silveira, colaboradora do site Plano de Saúde.