O tema será debatido durante palestra na UNASÍNDICO 2018, maior evento sobre responsabilidades do síndico e gestão condominial do Brasil que acontece em maio

 Falar de manutenção de prédios não é algo tão simples. Com o passar do tempo, as construções vão envelhecendo e precisam receber manutenções periódicas, cuidados preventivos que síndicos e moradores precisam estar atentos para garantir o bom funcionamento do local e, principalmente, a segurança da edificação. Neste sentido, falar da manutenção preventiva de engenharia estrutural em condomínios como forma de evitar uma tragédia é o tema da palestra do engenheiro, metre em Administração Pública, Fernando Alberto Santoro Autran Junior, que participará da 4ª edição da Unasíndico, entre os dias 18 e 19 de maio, das 8h às20h, na FunHouse Brasília.

Quais são os itens de um condomínio que precisam passar por manutenções regulares? De quem é a responsabilidade em casos de acidentes ocorridos por falta de manutenção? Quem deve arcar com os prejuízos causados? O síndico tem responsabilidade legal? A quem os condôminos devem recorrer? Estes são alguns dos questionamentos que serão abordados pelo palestrante da Unasíndico. “A questão da manutenção preventiva em condomínios ficou mais evidente em Brasília no início deste ano, com o desabamento ocorrido no prédio da 210 Norte. Este, no entanto, não é um problema apenas da capital federal, mas de todas as construções que não seguem as normas de engenharia e não cumprem as manutenções preventivas de maneira correta. No caso de prédios e condomínios horizontais, existe o agravantedo síndico poder ser responsabilizado legalmente”, explica o palestrante.

Quando síndicos e moradores se reúnem para estabelecerem as despesas do condomínio, nenhuma economia deve ser feita em relação as manutenções periódicas, como alerta o idealizador da Unasíndico, o consultor condominial e diretor-geral da JR. Office, o dr. Condomínio Aldo Junior. “O síndico não deve diminuir despesas em prevenções preventivas e de manutenção da infraestrutura do prédio. É necessário que estas despesas sejam incluídas nos orçamentos condominiais para que o síndico possa fazer as devidas manutenções e análises das patologias estruturais dos prédios. Vale lembrar, ainda, que a responsabilidade de uma propriedade privada não é da Defesa Civil, nem do Estado, mas do proprietário. No caso de condomínios, o síndico responde civil e criminalmente por todos os acontecimentos dentro do prédio”, ressalta o dr. Condomínio.

A palestra do engenheiro Fernando Autran acontecerá no segundo dia da Unasíndico, 19 de maio, às 9h. Além deste encontro, vários outros especialistas de todo o país participarão de bate-papos importantes sobre as responsabilidades dos síndicos. Entre os palestrantes estão o diretor-geral da JR Office, Dr. Condomínio Aldo Júnior; Dr. Sylvio Capanema, desembargador aposentado; Rosely Schwartz, autora do livro Revolucionando o Condomínio; Rodrigo Karpat, advogado e professor de Direito Condominial; Paulo Roberto da Cruz , advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho; Cristiano De Souza Oliveira, consultor condominial; Hamilton Quirino Câmara, autor dos livros Manual do síndico, Falência do incorporador imobiliário – O caso Encol, Condomínio edilício e Gestão condominial; Ricardo Karpat, Diretor-geral da Gabor RH – Curso de Sindico Profissional; e Kênio de Souza Pereira, advogado especializado em legislação condominial.

Fonte: Divulgação