Elas são as maiores vilãs das mulheres, visto que afetam diretamente a estética corporal

As estrias são lesões em forma de linha ou faixas na pele, com coloração que pode variar de tons esbranquiçados ou roxo-avermelhados, aparecendo com maior frequência em regiões como as nádegas, mamas e coxas nas mulheres e, nos homens, ocorrem com maior frequência no dorso e na face medial dos braços.

Para o médico dermatologista, Luciano Morgado, elas ocorrem devido a fragmentação de fibras elásticas e de colágeno na pele, devido a uma predisposição genética individual. “O aumento repentino de peso, o ganho excessivo e rápido de massa muscular e alguns medicamentos, como os esteroides e corticoides também podem aumentar as chances do surgimento de estrias”, detalha.

As jovens, no período da puberdade, também podem sofrer com o aparecimento de estrias, devido o aumento do volume das mamas, coxas e seios, visto que há o estiramento da pele. Para aquelas mulheres que passam por cirurgia mamária, também aumentam as chances, devido também ao estiramento da pele com a colocação das próteses de silicone.

Apesar de que uma das principais causas das estrias seja o fator genético, algumas medidas são fundamentais para a prevenção. Entre elas, a hidratação da pele ajuda a diminuir a possibilidade de rompimento das fibras elásticas e de colágeno. O médico explica que deve-se evitar também o ganho excessivo de peso e o efeito sanfona, que favorecem o rompimento das fibras. “Alguns medicamentos devem ser evitados se não forem necessários, como é o caso do uso de corticoides e esteroides anabolizantes, pois podem provocar a retenção líquida e o aumento brusco do peso e da massa muscular”, ressalta.

Para quem sofre com as estrias, deve se acalmar, pois há no mercado alguns tratamentos eficientes que podem minimizar o quadro clínico. O tratamento mais utilizado são os lasers, ablativos fracionados e também não ablativos. A sua função é estimular a formação de novo colágeno na derme, além de atenuarem a coloração e melhorarem a textura das estrias. “Outros tratamentos também possíveis são o microagulhamento localizado e os peelings. Normalmente são necessárias entre 4 a 8 sessões para um resultado satisfatório. Normalmente as estrias vermelhas e recentes respondem mais satisfatoriamente que as brancas”, completa o dermatologista da Clínica Monte Parnaso.

Fonte: Divulgação