Estudo divulgado pela Onu chama a atenção quando o assunto é obesidade e sobrepeso, de acordo com o levantamento “Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe”, mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% das pessoas adultas no país, enquanto 58% da população latino-americana e caribenha estão com sobrepeso, num total de 360 milhões de pessoas, e a obesidade afeta 140 milhões, ou 23% da população regional. Esses dados acendem o alerta para a qualidade da alimentação que a população tem acesso.

Desembrulhar menos e descascar mais, nunca fez tanto sentido como no atual momento em que vivemos, as escolhas que são feitas podem alterar o quadro de saúde em um curto prazo de tempo e optar por alimentação saudável deixou de ser escolha e se fez necessária para quem prefere gastar dinheiro com a nutrição, do que pagar em médicos, remédios e hospitais.

Claro que a rotina de trabalho pode se tornar empecilho na hora da opção, porém a professora, culinarista Saudável e Personal Cook Adriana Almeida, entende que fazer melhores escolhas nem sempre representa horas na cozinha. “Hoje o mercado apresenta diversas opções saudáveis para quem quer ter alimentação de qualidade no dia a dia, é possível fazer as substituições necessárias, sem a ingestão de tantos produtos químicos que existem dentro dos saquinhos.” Comenta.

Para ela, além das prateleiras repletas de opções, hoje existem diversos profissionais que produzem as famosas marmitas com alimentação saudável e natural com preços acessíveis, basta realizar as escolhas corretas. “A comida caseira é sempre a melhor alternativa em todas as ocasiões, ela contem mais nutrientes, garante o balanceamento necessário do nosso organismo e mais saboroso, porém é preciso ficar atento ao cardápio indicado para cada pessoa, por isso é indicado o acompanhamento de um profissional. Entre os que requerem maiores cuidados nos preparos, estão os Diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose e veganos. Mas para isso as substituições de temperos, ou até mesmo dos alimentos, pode garantir o sabor necessário para que a refeição não perca a graça.” Garante a culinarista.

Snack rápido e prático para assistir aos jogos da Copa

300g de frango moído
1/2 xícara de aveia em flocos
1 colher (chá) cebolinha
1 colher (chá) de curry
1 colher (chá) curcuma
1 colher (chá) de sal
Azeite de oliva extra virgem
Água
Linhaça (ou Gergelim)

Preparo
Cozinhe o frango com o sal, a cebolinha, o curry, e um fio de azeite até que ele comece a desmanchar, com ajuda de um garfo, desfie-o (pode ser processado no liquidificador ou mixer) até formar uma pasta bem homogênea;
Caso seja preciso, acrescente água até chegar ao ponto pastoso .
Em seguida, com auxilio de uma colher de sopa, pegue a quantidade suficiente para moldar os nuggets; Aperte com as mãos para escorrer um pouco e tomar forma;
Já achatados, passe a massa na aveia, uma pitada de sal e linhaça (ou gergelim) para empanar.
Em seguida, coloque os nuggets para assar por aproximadamente 20 minutos no forno médio – pré-aquecido (cerca de 230ºC).

Fonte: Divulgação