Seja na adolescência, na vida adulta ou na menopausa, cada fase da vida de uma mulher exige cuidados

Em todas as fases da vida a mulher deve se cuidar para manter a saúde em dia. Além de criar hábitos saudáveis no dia a dia, como prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável, os especialistas recomendam a realização de exames de rotina, o conhecido check-up feminino.

Os cuidados com a saúde devem começar antes mesmo do início da vida sexual, quando é recomendada a vacina contra o HPV. Para as mulheres que já iniciaram a vida sexual, é importante a realização do exame de detecção precoce do câncer de colo de útero. O Dr. Sérgio Vencio, médico endocrinologista que integra o quadro clínico do Laboratório Exame, explica que pode ser realizado o tradicional Papanicolau (conhecido como exame de prevenção) ou o uso de tecnologias mais modernas como a citologia líquida.

Além disso, segundo o endocrinologista, ao longo da vida, é importante que a mulher tenha o acompanhamento de um ginecologista e faça quando indicado a ultrassonografia pélvica ou endovaginal, assim como a mamografia, pois esses exames auxiliam na detecção precoce de qualquer anormalidade, especialmente o câncer.

Apesar de não haver uma data certa para a ocorrência da menopausa, ela geralmente aparece entre os 45 e 55 anos, os sintomas são conhecidos pela maioria das mulheres: ausência da menstruação, falta de lubrificação vaginal e ondas de calor. Segundo o Dr. Sérgio, a detecção da menopausa é feita através de um simples exame de sangue “Através da amostra é feita a dosagem de FSH, um hormônio que regula o funcionamento do ovário”, explica.

Durante a menopausa, também é comum uma perda acelerada de massa óssea, doença popularmente conhecida por osteoporose. Por isso, para mulheres que atingiram a menopausa é indicada a realização do exame de densitometria óssea, que consegue diagnosticar a doença ainda nos estágios iniciais, assim, com o tratamento correto é possível retardar ou evitar o desenvolvimento da doença.

Câncer de Mama

Uma das doenças que mais preocupa as mulheres é o câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sem considerar os tumores de pele não melanoma, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. São registrados cerca de 59 mil novos casos da doença por ano.

Segundo a médica Lorena Amaral, especialista em radiologia que integra o corpo clínico do Laboratório Exame, todas as mulheres devem estar atentas. “A doença é mais comum em mulheres acima dos 50 anos, mas a partir dos 40 é imprescindível a realização da mamografia anualmente. Quanto mais cedo o tumor for detectado maior a chance de cura, além disso, a detecção precoce possibilita a realização de cirurgias menos agressivas”, afirma.

A mamografia é o exame que consegue detectar o câncer ainda precoce. Em paralelo também pode ser realizada uma ultrassonografia, que ajuda a obter um diagnóstico mais detalhado. Hoje em dia, além da mamografia convencional, o Laboratório Exame também dispõe da mamografia 3D, conhecida como tomossíntese. “Diversos estudos têm demonstrado que seu uso está associado a um aumento de até 40% na taxa de detecção do câncer de mama. Há também a Ressonância Magnética, que é realizada apenas em situações específicas”, explica a Dra. Lorena.

Fonte: Divulgação