Projeto explora a versatilidade de uso dos revestimentos da Decortiles

No Brasil, quase metade das famílias (cerca de 44%, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contam com um integrante de quatro patas, que recebe muito carinho dos donos da casa. Tendo essa relação de amor como premissa, o arquiteto Beto Tozi projetou um loft aberto e integrado que otimiza ao máximo essa convivência amistosa. O design criativo é um dos pontos altos do projeto, com destaque para a brasilidade alegre e contemporânea dos revestimentos da Decortiles, referência em cerâmicas artísticas.

A paleta de cores é comandada por diferentes tonalidades de cinza, grafite, branco, azul e verde, que ajuda a transmitir uma sensação leve e relaxante ao estar em casa ao lado do pet. “No projeto, minha ideia foi mostrar que é possível ter uma casa onde o design e a rotina do animal de estimação são aliados, culminando em um espaço criativo que permite ao morador aproveitar e curtir bons momentos de distração, que fazem bem à alma”, comenta Beto.

A criatividade arquitetônica aparece logo na entrada: com bom humor, um letreiro recepciona os visitantes com a frase “Vida de Cão” – evidenciando quem são os moradores. “A proposta também foi de criar um convite divertido para o visitante abrir sua cabeça para novas possibilidades. É o que sempre busco nos meus projetos”, comenta Tozi. As palavras são formadas pelos azulejos lúdicos da Coleção Letter, que transformam as paredes em um grande painel dinâmico de interação.

No quarto, um aconchegante clima rústico evoca toda a tranquilidade necessária para o ambiente. A serenidade da natureza invade o espaço por meio do revestimento Craft Woods, que cobre toda a cabeceira da cama atuando como uma delicada pintura artística. “O porcelanato gigante – 2,40 x 1,20 m – cria uma atmosfera acolhedora com estampa suave de floresta. Além disso, instiga a curiosidade: quem escolheria um revestimento, normalmente frio, para criar um espaço de conforto? Apostei nessa escolha fora do comum”, comenta o arquiteto.

Contrabalanceando com esse clima de natureza, a suíte recebeu um estilo mais contemporâneo, que se destaca pelo uso dos porcelanatos S.O.H.O Smoky Blue. Remetendo à estética do cimento e ao estilo de vida Small Office Home Office, as superfícies trazem uma vibração urbana, representada pela tonalidade intensa do azul que imprime uma forte identidade à peça.

Para os cuidados com o cão, um cantinho do lado externo do loft foi dedicado ao pet, mas sem perder de foco o estilo criativo que percorre todo o projeto. “A ideia foi criar um espaço confortável para o banho. Por isso, em vez de pensar em algo no chão, como é normalmente, a altura da bancada foi elevada. Os cobogós Calu Finestraentraram como uma solução para que isso pudesse ser feito sem deixar o design de lado”, explica o arquiteto.

O lavatório charmoso do pet também conta com o toque artesanal e a geometria dos revestimentos da coleção Calu Retrô Traço, assinado pela artista plástica Calu Fontes – responsável também pelo desenho dos cobogós. As estampas dos ladrilhos hidráulicos são caracterizadas por elementos gráficos simples em composições que misturam cores um pouco mais pálidas – como branco e cinza – com cores mais fortes – como preto – de uma maneira lúdica e rítmica.

Todo o outdoor do loft é abraçado por um paisagismo bem brasileiro, cheio de plantas verdes e árvores regionais. Tudo para transmitir a sensação de liberdade, prazer em conviver e relaxar ao ar livre que qualquer morador – humano ou animal – podem desejar.

Fonte: Divulgação