A Mostra Mainline chega à sua 11ª edição e eu, particularmente, olho para trás com orgulho da excelência que nos acompanha há mais de uma década. É uma satisfação ver, a cada edição, as nossas coleções serem interpretadas de novas maneiras, aliando as mudanças de mercado com a genialidade de profissionais consagrados e de novos talentos. Este ano 14 ambientes apresentam misturas entre o clássico e o contemporâneo, com soluções arrojadas e inovadoras, sem deixar de lado quesitos como praticidade, conforto e versatilidade. O time de arquitetos e designers de interiores que assinam os espaços desta edição tem em comum a maestria de traduzir a identidade da Mainline para os mais variados gostos e perfis. Nada disso seria possível sem os profissionais e empresas parceiras que sempre acreditaram no nosso trabalho. A cada um daqueles que fazem parte da história da Mostra Mainline, o meu mais sincero agradecimento.
Ariel Patrick Landwehr
Fernanda Altenbernd – Refúgio do campo
O quarto de campo concebido pela arquiteta Fernanda Altenbernd teve como ponto de partida garantir conforto e aconchego ao ambiente. Para que isso fosse possível, materiais naturais, como madeira, linho e crochê, foram priorizados, proporcionando um charme rústico ao layout. Toda a base do espaço foi estruturada a partir de uma paleta de tons neutros, inserindo toques de cores vivas aos elementos decorativos e detalhes. O mobiliário faz referência ao campo, sendo a cama a protagonista do espaço. No teto, o uso de tecidos no forro, criando uma ideia de mosquiteiro e um efeito luminoso diferenciado.
Studio Freijó – Quarto Neo Retrô
O quarto criado por Natálie Tramontini e Thalita Gonçalves apresenta uma mistura equilibrada de materiais e uma paleta de cores neutras para receber o casal com todo o requinte que ele merece. Estética, conforto e circulação foram itens indispensáveis na elaboração do projeto. A aposta da dupla para dar o tom sofisticado do layout ficou por conta das molduras em latão, visando o uso de boiseries. E para dar a sensação de acolhimento, as profissionais optaram por inserir a paginação escama de peixe da madeira também no teto. Para o arremate final, o ambiente ainda traz uma obra do artista plástico Cláudio César e arandelas da designer Ana Neute.
Fabiana Santini e Lilian de Vasconcelos – Espaço Concreto
Contemporaneidade é a essência do ambiente assinado pelas arquitetas Fabiana Santini e Lilian de Vasconcelos. A dupla optou por acabamentos atemporais, bem como pela simplicidade dos elementos decorativos, como o concreto e a madeira, para garantir uma atmosfera elegante, moderna e confortável ao espaço. Dessa forma, o toque rústico promove um contraste que agrega valor e torna o layout mais dinâmico. Uma preocupação das profissionais foi manter a estrutura original do espaço, evidenciando o aconchego por meio do mobiliário de linhas retas escolhido.
Vanessa Rosset – Sala Black
A ideia da arquiteta Vanessa Rosset foi conceber uma sala de estar e uma de jantar integradas, separadas somente pela utilização de brises. A atmosfera do espaço prima por um layout moderno e masculino, muito por conta da predominância dos tons sóbrios, como preto e cinza. Um dos destaques do projeto está na utilização de uma parede em cimento ripado com uma composição de espelhos com alças de couro, inserida na entrada do ambiente. Para criar contrastes, a profissional ainda utilizou certos elementos clássicos no mobiliário e nos adornos. Ainda nessa linha, para quebrar a predominância da sobriedade no espaço, um jardim de inverno traz o verde para mais perto da decoração, garantindo mais frescor e leveza ao ambiente.
Alessandra Ramos e Ana Paula Salim – Dolce Far Niente
A dupla de arquitetas Alessandra Ramos e Ana Paula Salim buscou na expressão italiana que ressalta o ócio a inspiração para o seu ambiente. As profissionais apostaram em uma paleta de tons neutros, como bege e cinza, para instigar o aconchego. Em destaque absoluto no espaço, um painel de madeira frisada agrega ainda mais intimismo e acolhimento ao décor. O mobiliário traz a cama Rembrandt, com sua pegada mais clássica, e as poltronas Cami, convidando ao relaxamento. Para não carregar o layout, a dupla optou por não inserir cortinas, valorizando ainda mais as paredes. A iluminação é predominantemente indireta, com pontos focais estratégicos no canto da cama e no painel de madeira, por exemplo.
Jorge Carneiro – Vinho e Prosa
O ambiente assinado pelo designer de interiores Jorge Carneiro foi estruturado em quatro descontraídos ambientes interligados entre si: lounge da prosa, área de degustação, espaço da lareira e espaço de jogos. O primeiro, voltado para a interação entre amigos, tem paredes espelhadas, papel de parede em tons bronze e um painel de demolição abraçando o sofá Domo em linho claro. No segundo, em meio ao teto ripado e à adega, o espaço convida à degustação dos rótulos; enquanto no terceiro, a presença de duas lareiras garante um toque mais intimista e caloroso ao ambiente. Já no espaço de jogos, a harmonização da mesa Cona com as cadeiras Cami convida à diversão. Assim, o profissional teve cuidado com a disposição do mobiliário para assegurar uma melhor circulação e fluidez entre os espaços.
Studio Marka – Espaço do Advogado Bon Vivant
A designer de interiores Karine Gonçalves e o arquiteto Marcelo Motta se propuseram a desenvolver um ambiente amplo e harmônico. O living concebido pela dupla tem um tom sofisticado e contemporâneo, representado principalmente pela aplicação de materiais nobres, como metais dourados, pedra natural, madeira e veludo. A repetição de peças foi uma aposta dos profissionais para garantir simetria e equilíbrio ao layout. O mobiliário traz as peças da linha Leopoldo em destaque, compondo em harmonia com os demais elementos. Vale ressaltar o painel com efeito tridimensional em textura que remete ao amadeirado. O item criou um contraste com o veludo verde do sofá, evidenciando ainda mais o móvel.
Larissa Dias – Espaço da Família
A intenção da arquiteta Larissa Dias foi criar um family room que pudesse estimular o convívio familiar. Além do ambiente principal, foram elaborados espaços de convivência com sofás curvos e mesas redondas para ‘abraçar’ seus usuários sem distinção. O natural contrasta com os tons sóbrios. No jantar, foram utilizadas mesas com pés de troncos de madeira bruta e pendentes de barro na cor preta. Todos os espaços foram planejados para que a mistura de diferentes elementos resultasse em uma composição harmônica e atemporal. Destaque na entrada para a treliça de madeira, que funciona como um muxarabi, dando privacidade aos de dentro, mas visão para fora, e ainda à estante com estrutura em aço corten e às prateleiras em madeira bruta.
Dora Lettieri e Giovanini Lettieri – Casa de Amici
A designer de interiores Dora Lettieri e o arquiteto Giovanini Lettieri buscaram na boa gastronomia e nas calorosas reuniões italianas a inspiração para criar o seu ambiente. Composto por três espaços integrados, o layout tem a preocupação de aliar funcionalidade e aconchego. Assim, o casal de profissionais procurou combinar cores e texturas que remetessem à contemporaneidade, como a madeira e o mármore. Destaque para o painel em madeira, que foi aproveitado para fazer um bar que serve de apoio tanto para a sala de jantar quanto para o living. O brilho está presente nos elementos e nas harmonizações propostas, garantindo um toque sofisticado à decoração. Nas paredes e nas almofadas, pinturas do artista Weuller Gregório agregam charme ao ambiente.
André Alf – Convívio Urbano
Um espaço criado para que se possa curtir e compartilhar momentos agradáveis em família e com amigos. A proposta do ambiente assinado por André Alf parte do acolhimento. Uma das paredes de entrada chama a atenção de imediato com seu pé-direito duplo e trabalhada em concreto. A atmosfera contemporânea do layout ganha ainda mais força com a grande estante executada em madeira de demolição e aço corten. O profissional ainda inseriu avencas, propiciando certo frescor ao décor e harmonizando com a essência moderna do ambiente.
Cristina Oliveira Bernardes – Sua Sala
O mobiliário da Mainline foi o ponto forte para a arquiteta e designer de interiores Cristina Oliveira Bernardes projetar um ambiente que priorizasse funcionalidade, aconchego e sofisticação. Por se tratar de uma sala de estar e jantar integradas, a profissional buscou recursos que garantissem amplitude, melhor circulação e harmonia entre os espaços. Ela, então, lançou mão da combinação de texturas e materiais como mármore travertino, couro, madeira e linho. Destaque para a base neutra nos revestimentos dos sofás e cadeiras da mesa de jantar, por exemplo. A utilização do mármore travertino aliado ao ripado em lâmina natural de madeira contribuiu para enobrecer o ambiente.
Arina Araújo – Living do Executivo
Neutralidade e sofisticação foram as premissas seguidas pela arquiteta e designer de interiores Arina Araújo para compor seu ambiente. A profissional buscou criar um espaço neutro, no qual fosse possível contemplar as peças da Sierra Mainline. O living apresenta uma cartela de cores sóbrias, paredes revestidas por espelhos e papel de parede, além da marcenaria, que serve de apoio aos adornos escolhidos. Ao espaço cabe a função de receber. O layout é leve e valoriza a circulação periférica, para que os objetos expostos sejam apreciados de maneira agradável.
Kely Carvalho – House Rosé Gold
Aplicar o tom rosé gold em ambientes compostos majoritariamente por cores neutras, como cinza e preto, foi o segredo para o acerto daconexão com a natureza no ambiente assinado por Kely Carvalho. O projeto da designer de interiores remete à terra vermelha, mas com a suavidade do bege e a delicadeza do rosa, para dar a sensação de conforto, aconchego e tranquilidade. O contraste dos materiais nobres, como mármores e lustres clássicos, com o mobiliário de linhas retas contribuiu para a atmosfera da sofisticada proposta. Os sofás curvos trazem um perfume dos anos 1950, mas aparecem reinventados, com um toque de modernidade.
Thatianna Nunes – Loft Cosmopolita
O rico mix de elementos e texturas proposto por Thatianna Nunes garantiu mais vida ao seu ambiente. A arquiteta concebeu um projeto com espaços integrados, mas manteve a demarcação entre cada um. Elementos como madeira, mármore e o papel de parede se repetem na decoração de forma muito harmoniosa, propiciando uma unidade maior entre os espaços. Acolhimento e requinte foram trabalhados em conjunto, principalmente por meio da madeira nas paredes de marcenaria personalizada. A presença da lareira em mármore blackgold agregou mais intimismo e um clima sofisticado ao layout. Destaque também para o uso de brises espelhados, que contribuem com a integração proposta.
Fonte: Divulgação