A 5ª edição do festival, que acontece no período de 2 a 8 de agosto de 2018, acontece simultaneamente em doze cidades do Brasil. No DF, o Espaço Itaú de Cinema foi o escolhido
No CasaPark, o Espaço Itaú de Cinema foi a casa escolhida para receber o 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que acontece no período de 2 a 8 de agosto. Além da capital, doze cidades brasileiras recebem o festival simultaneamente, são elas: Vitória, Goiânia, Belém, Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Salvador.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Cinecittà Luce. Conta ainda com a colaboração da rede de consulados italianos em todas as cidades que recebem o festival.
No festival, estão garantidas as premières de importantes filmes que fizeram grande sucesso nos mais importantes festivais internacionais, como Fortunata, de Sergio Castellitto, protagonizado por Jasmine Trinca, prêmio de Melhor Atriz na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes; Nico 1988, de Susanna Nicchiarelli, vencedor da Mostra Orizzonti, no Festival de Veneza; e Dogman, de Matteo Garrone, filme de grande impacto, aplaudido na competição do Festival de Cannes deste ano, que deu a Marcello Fonte a Palma de Ouro de Melhor Ator.
Há espaço também na programação para os maiores sucessos de público da mais recente temporada na Itália, como A Garota na Névoa, de Donato Carrisi, um suspense policial protagonizado por Toni Servillo. O último filme de Gabriele Muccino, Aqui por Casa Tudo Bem, e também Made in Italy, realizado por Luciano Ligabue, um dos mais conhecidos cantores e compositores da Itália. Sem falar de Pobres, mas Ricos, de Fabio Brizzi, divertidíssima comédia sobre uma família que se torna inesperadamente riquíssima.
Fonte: Divulgação