Com algumas dicas, é possível atrair mais clientes e aumentar o lucro do seu e-commerce
Uma das principais datas para o varejo brasileiro, o Dia dos Pais se aproxima e, com ele, aumenta a correria da população para as compras do período.
A ocasião, que movimenta diversos setores, de vestuário a alimentos – considerada, inclusive, um aquecimento para as vendas do segundo semestre –, é uma excelente oportunidade para incrementar também o lucro de quem comercializa produtos e serviços pela internet. Somente para 2018, a previsão é que a data movimente R$ 2,2 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Mas, para atrair a clientela, é preciso criar estratégias assertivas de marketing e vendas. E não precisa ser nada grandioso, com investimentos elevados. Basta desenvolver ações bem-feitas, que consigam cativar o público e atraí-lo para a loja online.
De olho nesse cenário, a Performa Web, agência de marketing digital full service, elaborou algumas dicas para que os empreendedores preparem o seu e-commerce para a temporada.
Incremente a sua loja online
Envolver o cliente na atmosfera comemorativa é essencial para atraí-lo. Por isso, faça um layout personalizado para o e-commerce que remeta a esse apelo emocional, com criação de banners, brindes e outros mimos para os pais. Além disso, escolha alguns produtos que tenham mais saída junto ao público masculino e com maior margem de lucro e coloque-os em destaque na home do site.
Realize divulgações
Ações de divulgação em canais como o Facebook e o Instagram, além de terem um baixo custo, possuem enorme poder de engajamento. Tanto em posts orgânicos quanto nos patrocinados, elas costumam gerar expectativa, levando o público para a loja online. O uso do e-mail marketing para atrair os clientes para as mídias sociais e site também é bem-vindo.
Monte kits promocionais
Uma loja de cosméticos pode disponibilizar no site, por exemplo, kits com perfumes, sabonetes e creme de barbear por um valor menor do que se os itens fossem vendidos separadamente. Da mesma forma, uma loja de camisetas pode fazer algo no estilo “leve três, pague duas” e um supermercado pode disponibilizar kits com copos de brinde na compra vinhos e whiskies. Pode ter certeza de que os chamados “combos” são ótimos chamarizes para atrair a atenção do público.
Fique atento ao estoque
Não dá para acertar na divulgação, mas cometer falhas na entrega aos clientes, principalmente, em datas que envolvem grande apelo emocional. Ainda mais hoje, com as redes sociais, que também servem como canais de reclamação. Para não correr o risco de abalar a reputação do negócio, é importante fazer um inventário do estoque e estabelecer processos organizados de entrada e saída de produtos. Vale lembrar que, nessas datas, as vendas tendem a aumentar bastante, mesmo que não dê para mensurar exatamente de quanto será esse acréscimo. Caso, sua loja virtual atue com revenda de produtos, lembre-se de que é fundamental entrar em contato com os fornecedores antecipadamente para verificar a disponibilidade de estoque.
Segmente campanhas
Hoje em dia, há inúmeras formas de segmentar o público e garantir campanhas personalizadas. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como o Facebook, Google ADS, e-mail marketing, entre outras. Já a segmentação, por tipo e valor de produto, comportamento do usuário, tipo de dispositivo e por aí vai. O big data ajuda a oferecer produtos nos quais o cliente tenha identificação ou que já tenham gerado interesse em outros ocasiões. Faça o cliente se sentir especial e bons negócios!
Fonte: Divulgação