Geralmente, com metragens reduzidas, lavabos exigem mais dedicação para criar em cada cantinho, uma atmosfera aconchegante, repleta de personalidade. A arquiteta Priscilla Pereira, da PP Boutique de Interiores consegue através de suas ideias e sua bagagem internacional transformar esse espaço em verdadeiros oásis. Confira 5 pontos fundamentais para ter o lavabo dos sonhos.

Acabamento: tinta ou papel de parede?

Ambos oferecem infinitas possibilidade de cores, texturas e combinações entre eles. O que vai definir a sua escolha: budget, tamanho do lavabo, estilo da decoração, se o papel de parede é importado ou nacional, se a tinta é uma cor personalizada. Após definir os pontos acima, é hora de começar a dar vida às paredes.

Bancada

Mais uma vez, o estilo e o tamanho do lavabo vão guiar a sua escolha. A bancada é dividida em três partes: tampo, frontão e saia. Para um tampo mais uniforme, granito e mármore são os acabamentos mais indicados. O frontão nada mais é, do que o acabamento que vai ao fundo da bancada, sendo opcional, de acordo com o projeto, assim como a saia, que pode ser maior (variando de 15cm a 25 cm de altura) ou até mesmo não ser considerada.

Cubas

As cubas de sobrepor e de apoio são as mais indicadas e delicadas para o lavado. As primeiras são fixadas por cima da bancada deixando uma moldura aparente, e as segundas são fixadas inteiramente sobre a bancada e precisam apenas do furo para o escoamento da água. As cubas suspensas também são uma ótima opção, para quem dispensa a bancada, por exemplo. E por último, as cubas esculpidas, feitas do mesmo material da bancada, vem ganhado cada vez mais admiradores, por sua unicidade.

Espelho

Um dos principais elementos da composição do ambiente, o espelho deve ser escolhido de acordo com as possibilidades do espaço, levando em consideração sua perfeita integração ao projeto, sempre valorizando a decoração.

Iluminação

A iluminação deve levar em conta o estilo do projeto, se há incidência de luz natural e sua utilização em vários horários ao longo do dia. Não há regras. Este é o momento em que as proposições, composição dos demais elementos do projeto devem ser combinadas para um resultado harmônico e sofisticado.

Fonte: Divulgação