A combinação de cores das tarjetas explica a natureza da utilização dos veículos; placas padrão Mercosul apresentam menos variações
Os motoristas aprendem, nas autoescolas, o que significam as cores das placas de carro. Passados os exames, nem todos lembram o que as combinações representam. A partir de dezembro, com a adoção das placas padrão Mercosul, ficará ainda mais difícil reconhecer as categorias dos automóveis pelas cores das placas de carro, já que os parâmetros serão alterados.
O modelo atual figura nas ruas brasileiras desde 1990, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou as três letras e quatro números. Para facilitar o seu entendimento, descrevemos as categorias e a utilização correspondente das cores das placas de carro atuais e como elas ficarão no novo padrão.
Padrão atual, o que significam as corres das placas de carro
* Missão Diplomática | Corpo Consular | Organismo Internacional | Organismo Consular / Internacional | Acordo Cooperação Internacional
As cores das placas de carro no padrão Mercosul
Placa de colecionador não será mais preta
Os entusiastas perderão, ao longo dos anos, as tão estimadas placas pretas. Isso porque os veículos de coleção não adotarão mais a combinação característica de cores das placas de carro antigo. Até então, o maior motivo para adotar a placa preta era realização pessoal: “Os proprietários ficam muito emocionados, principalmente os de carros que estão na família há muitos anos. As pessoas comemoram a aprovação na vistoria como se tivessem passado no vestibular”, afirma Luis Augusto Malta, diretor técnico do Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais (CVA-MG).
Fonte: Autopapo