O período fértil nada mais é do que o período em que ocorre a ovulação. Muitas mulheres têm dificuldade de entender o ciclo menstrual e identificar este período, por isse separei algumas dicas para ajuda-la a saber quando está ovulando.

O corpo da mulher apresenta alguns sintomas de ovulação e eles podem ser reconhecidos se você ficar atenta a pequenas alterações que ocorrem todo mês. Prestar atenção a estes sinais é muito importante para quem quer engravidar, pois identificando o período da ovulação, você pode aumentar a frequência das relações sexuais nesse periodo e aumentar as chances de engravidar!

Como funciona a ovulação

Vale lembrar que a ovulação nada mais é do que o processo natural que ocorre uma vez a cada ciclo menstrual no qual um dos ovários é estimulado por meio de hormônios e então libera um óvulo. Quando o óvulo é liberado, ele deve ser fertilizado por um espermatozóide no máximo em até 48 horas. E se isso não ocorre, o óvulo é degenerado e após alguns dias a mulher menstrua.

Por isso, reconhecer o período da ovulação é tão importante. Desta maneira, o casal pode planejar qual é o melhor momento para ter relações sexuais visando a gravidez.

Os sintomas mais comuns da ovulação são:

A secreção vaginal

Quando a mulher está no seu período fértil uma mudança muito comum é o aumento da secreção vaginal. Essa secreção geralmente se assemelha a clara de ovo. Então, se você notar uma secreção parecida com uma clara de ovo na região íntima ou perceber que essa secreção aumentou quando comparado aos outros dias, você provavelmente está no seu período fértil

Temperatura do corpo

A temperatura corporal geralmente se mantém igual ao longo dos dias. Porém quando o período fértil se aproxima a mulher pode ter uma leve queda seguido de um aumento na temperatura corporal basal. Quando a temperatura aumenta, isto significa que a ovulação acabou de ocorrer.

Para monitorizar está temperatura, o recomendado é medir sua temperatura diariamente ao acordar. Desta forma você poderá acompanhar as mudanças na temperatura em seu corpo e saber quando há o aumento que indica a ovulação.

O colo do útero

Durante a ovulação, o colo do útero fica mais macio, alto, aberto e molhado. Para a maioria das mulheres, levará algum tempo para poder diferenciar entre o que ela normalmente sente ao tocar o colo do útero e a como ele fica durante a ovulação.

Dor abdominal de um lado da pelve

Outro sintoma de ovulação muito comum é uma dor abdominal bem lateralizado. Este incomodo é semelhante a uma cólica e é um sinal de que a ovulação está acontecendo.

Se você não percebe nenhum desses sintomas você pode não estar ovulando. Neste caso ou se ficou ainda alguma dúvida com relação a este assunto, procure seu ginecologista.

Além dos sintomas acima, também são considerados sintomas da ovulação um sangramento discreto, sensibilidade nos seios e maior apetite sexual.