Um pedacinho da Europa no Sul do Brasil. É assim que podemos definir Gramado, um dos principais destinos turísticos do nosso país fora do litoral. A cidade, junto com sua vizinha Canela, recebe muitos turistas o ano inteiro e oferece atrações que atendem a todos os públicos, de casais em busca de uma viagem romântica a famílias com crianças em busca de lazer e diversão. Há muito o que ver e fazer na região, como atividades ao ar livre, museus, parques temáticos, uma boa oferta gastronômica sem falar nos famosos chocolates caseiros. Veja neste post uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela para visitar as suas principais atrações turísticas.
As cidades de Gramado e Canela estão localizadas na região serrana do Rio Grande do Sul, a pouco mais de 100 km da capital Porto Alegre. Quem vai de avião precisa ir até a capital gaúcha ou a Caxias do Sul e depois seguir de ônibus ou carro. Algumas linhas de ônibus ligam Gramado a cidades em outros estados, mas às vezes também é necessário ir até Porto Alegre para depois pegar um segundo ônibus.
Quem vai de carro encontra várias opções de trajeto, entre eles a Rota do Sol, que liga o litoral à Serra Gaúcha e que possui alguns mirantes na beira da estrada com uma bela vista panorâmica.
Se você pretende alugar um carro no aeroporto Porto Alegre ou diretamente em Gramado, recomendo o portal RentCars, o maior site de comparação de preços e locações de veículos da América Latina, que garante o melhor preço na sua locação, oferece atendimento em português, faz a cobrança em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto.
Em relação à hospedagem, há diversas opções disponíveis tanto em Gramado quanto em Canela, de pousadas mais simples a resorts de montanha mais sofisticados, em várias faixas de preço e agradando a todos os públicos.
A melhor forma de se deslocar pelas cidades para conhecer as atrações turísticas é de carro. É muito fácil dirigir por lá, as vias são bem sinalizadas e as atrações turísticas são próximas umas das outras. O transporte urbano também pode ser uma opção, assim como o serviço de agências de turismo local. Há ainda os ônibus turísticos, como o Fumacinha Turismo ou o Bus Tour, que ficam circulando entre uma atração e outra.
A seguir apresento uma sugestão de roteiro de 3 dias em Gramado e Canela com base no que coloquei em prática na minha última viagem à Serra Gaúcha. Mesmo que você fique menos ou mais dias na cidade, pode utilizar as dicas de cada dia como base para montar o seu próprio roteiro.
Dia 1
A sugestão para o primeiro dia é passear a pé e sem pressa pelo centrinho de Gramado, para visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O ponto de partida pode ser a Praça Major Nicoletti, onde fica o Centro de Informações Turísticas, um bom local para pegar mapas turísticos da região e dicas de última hora.
A praça fica na Av. Borges de Medeiros, uma das principais avenidas da cidade, com várias lojinhas, centros comerciais, cafés, casas de chocolate e restaurantes. As calçadas são largas e você vai encontrar com frequência os termômetros típicos de Gramado com relógio de ponteiro, que ficam congestionados para fotos principalmente nos dias em que a temperatura está bem baixa.
Entre as principais atrações turísticas do centrinho de Gramado, todas bem próximas umas das outras, estão a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte dos Desejos.
Há vários restaurantes na região central de Gramado, para todos os gostos. Um que eu gostei bastante e recomendo é o Josephina, que fica na rua ao lado da igreja.
A cerca de 700 metros da Igreja Matriz está a Rótula das Bandeiras, onde há uma grande estátua do Kikito, e bem próximo a ela fica o pequeno e agradável Lago Joaquina Rita. Você pode ir até lá a pé ou então de carro.
Numa rua próxima ao lago fica a atração Mini Mundo, uma pequena cidade em miniatura, com a reprodução reduzida de vários castelos, palácios, estações de trem e outras construções. É um bom local para levar as crianças, mas que pode ser sem graça se você não estiver viajando com filhos.
O dia pode terminar no Lago Negro, que fica um pouco mais afastado do centrinho de Gramado. É possível andar de pedalinho no lago ou então caminhar ao seu redor e sentar num banco para curtir a natureza e a tranquilidade do local.
Dia 2
O segundo dia deste roteiro é dedicado à cidade de Canela. Se você estiver hospedado em Gramado vai precisar pegar a Avenida das Hortênsias, que possui em sua extensão várias atrações que podem ser visitadas, mas recomendo deixa-las para mais tarde. Logo no início da avenida você pode fazer uma parada rápida no Mirante do Belvedere, para fotografar a vista panorâmica do vale.
Em Canela o primeiro destino é a Cascata do Caracol. Há duas formas de vê-la: a partir do Parque do Caracol, que é a forma mais econômica e tradicional; ou a partir dos bondinhos fechados do Parque da Serra, uma atração inaugurada recentemente que é um pouco mais cara, mas que permite ver a cascata de um outro ângulo. A cascata é tão bonita que você pode até visitar os dois locais, para fotografa-la de diferentes ângulos.
Cascata do Caracol vista do bondinho Parques da Serra
Depois da cascata você pode atravessar a cidade para conhecer o Alpen Park, um pequeno parque de diversões com direito a montanha-russa, tirolesas, trenó de montanha, cinema 4D, arvorismo, quadriciclos, mirante com vista para o vale, entre outros atrativos. O estacionamento é pago, mas a entrada no local é gratuita. Você só paga se quiser brincar nas atrações do parque.
O passeio continua no centrinho de Canela, onde você pode fazer uma caminhada tranquila para visitar o comércio da região e também para visitar a imponente Catedral de Pedra, um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha. Uma sugestão para o almoço pode ser o Empório Canela, que fica a poucos metros da igreja.
No período da tarde, no retorno para Gramado, você pode aproveitar para visitar algumas das atrações que se encontram ao longo da Av. das Hortênsias. Há várias opções, como o Museu de Cera, o Museu da Harley, o Museu da Moda, o Super Carros, o Reino do Chocolate, a Aldeia do Papai Noel, entre outras atrações, vai depender do seu grau de interesse por cada uma delas.
Caso queira visitar todas ou muitas delas e não tenha tempo suficiente nesta tarde, pode deixar algumas para o dia seguinte.
Dia 3
A dica para o terceiro dia é visitar atrações mais distantes do centrinho de Gramado, começando pelo zoológico, passando pela vinícola (caso você tenha interesse por vinhos) e curtindo o resto do dia no parque da neve.
A Gramado Zoo é o único zoológico do país dedicado apenas a animais que pertencem à fauna brasileira, como araras, tucanos, papagaios, onça-pintada, puma, macaco-prego, anta, jacaré, entre outros bichos. Ele encontra-se a cerca de 7 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-115. No retorno você pode aproveitar para bater uma foto de um dos pórticos de entrada da cidade.
Se você gosta de vinhos pode visitar Vinícola Ravanello, uma pequena empresa familiar que oferece aos turistas uma visita guiada pela propriedade e pela produção, incluindo a degustação de três diferentes vinhos. A vinícola fica a cerca de 6,5 km do centrinho de Gramado, às margens da rodovia RS-235, em frente ao Snowland.
O Snowland é um parque de neve indoor inaugurado há poucos meses e que já se tornou umas das principais atrações turísticas de Gramado. O local possui uma grande estrutura, com lojas, cafés, restaurante e várias atrações para brincar, entre elas uma pista de patinação no gelo e uma montanha de neve artificial, onde é possível esquiar e praticar snowboard. Veja mais detalhes sobre tudo que você pode fazer lá, como chegar e quanto custa, no site do parque.
É na estrada que leva à vinícola e ao parque da neve que se encontra o pórtico de entrada mais famoso de Gramado, cuja imagem encontra-se no início deste roteiro. Então na ida a estas atrações, ou na volta, aproveite para fotografa-lo!
Viagem com Crianças
Gramado e Canela possuem diversas atrações voltadas ao público infantil. Algumas delas estão sugeridas neste roteiro, mas há outras que você pode considerar acrescentar ao longo da programação.
Chocolates
Independente do dia ou horário, você não pode deixar de visitar as lojinhas de chocolate caseiro, que estão espalhadas por todos os cantos de Gramado e Canela, e provar um delicioso chocoalte quente se estiver frio. Algumas empresas possuem a fábrica aberta para visitação. Veja algumas sugestões no final deste post.