Por se tratar de um espaço à parte do interior do apartamento, a decoração de coberturas pode até parecer um desafio. Em linhas gerais, ela pode ser considerada uma área externa convidativa e versátil, mas que pode gerar uma série de interrogações na hora de ambientá-la com funcionalidade e estilo.
Para não deixar você com esse quebra-cabeça por montar, este post apresenta 8 dicas valiosas que vão facilitar a decoração da sua cobertura e deixar o espaço mais atraente. Confira e aprenda a colocar um pouquinho do seu bom gosto e da sua personalidade em cores e táticas de decoração na cobertura do seu apartamento!
Por que a decoração de coberturas é relevante?
O funcional deve andar lado a lado com a elegância decorativa, e a cobertura não é uma exceção a essa máxima. Contudo, é importante saber muito bem como aproveitar o espaço. Afinal de contas, essa área tende a oferecer múltiplas possibilidades e que podem girar na órbita do que você busca para o seu lar. Exemplos: montar um spa em casa, fazer uma área externa multimídia para projeções de filmes, investir em um espaço gourmet etc.
Quais são as principais dicas para dar estilo à decoração de coberturas?
1. Invista na rusticidade dos elementos decorativos
Áreas externas podem ser finamente enriquecidas com uma decoração rústica. Algo que pode ir do uso de móveis em madeira ao tijolo aparente para pontuar os elementos do espaço. Churrasqueiras, por exemplo, oferecem utilidade e muita versatilidade para receber os convidados. Em alinhamento com painéis e bancos de madeira, o ambiente fica ainda mais aconchegante.
2. Busque sofisticação com espelhos
Está em busca de um diferencial para a decoração de coberturas? Experimente o uso de espelhos para dar uma sensação de amplitude à área. Além de uma opção clássica, você ganha em funcionalidade para criar efeitos interessantes com o reflexo do material. Assim, pode usá-lo nas paredes para adicionar leveza ao estilo decorativo predominante no seu lar. Sem falar no apelo estético e natural dos espelhos.
3. Experimente compor um espaço dedicado ao bem-estar
Ofurôs são muito bem-vindos para a decoração de coberturas. Primeiramente, porque a área privativa permite essa composição pensada para o seu bem-estar. Além disso, no mercado, o ofurô é um item que pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos. Com isso, fica mais fácil adequá-lo às dimensões da sua cobertura sem que fique desproporcional.
4. Possibilite flexibilidade à decoração de coberturas
O sol está intenso? Pois saiba que por meio de um pergolado você pode controlar a iluminação natural que banha a sua cobertura. Inclusive, existem diversas alternativas — como toldos retráteis — que ajudam nessa tarefa. Isso facilita a reunião de amigos a qualquer hora do dia e estação do ano. Faça chuva, faça sol, sua cobertura estará sempre ao dispor da sua criatividade para receber os amigos.
5. Considere a implementação de um deck de madeira
Os decks de madeira ficaram bastante populares ao redor de piscinas. Considerando que a decoração de coberturas pode contemplar essa e outras possibilidades de lazer e relaxamento — como o já citado ofurô —, o piso do ambiente pode seguir as mesmas diretrizes.
Com um deck, a área pode se tornar um “ambiente molhado” sem danificar o piso. Além de torná-lo mais seguro, tendo em vista que as placas ou tábuas de madeira são mais antiderrapantes do que muitos pisos tradicionais.
Atenção apenas à necessidade de impermeabilização do material. Afinal, mesmo que não haja banheira, ofurô ou piscina na área externa do seu apartamento, com o tempo, a chuva pode danificar a madeira desprotegida.
6. Trabalhe estrategicamente o paisagismo de sua cobertura
Ao considerar o estilo e a decoração da cobertura, é fundamental pensar também no planejamento dos arredores do ambiente. Por isso, um pouco de natureza na composição pode ser o diferencial que falta para agregar mais conforto e conveniência na área externa do seu apartamento. Algumas opções são:
- arbustos;
- cactos;
- jardineiras;
- jardins — suspensos ou no chão mesmo;
- mini-hortas;
- pequenas árvores frutíferas.
No geral, as plantas promovem qualidade de vida, estilo e muita beleza à decoração de coberturas — e de qualquer ambiente, como um todo. Avalie as espécies que mais têm a ver com a personalidade decorativa do seu lar e agregue-as aos espaços da forma mais adequada.
7. Promova mais beleza por meio das cores
Dica básica para a decoração de coberturas: ela não pode destoar do resto do seu apartamento. Lembre-se de que os cômodos dialogam entre si, e a cobertura deve ser um espaço a mais para entrar nessa “conversa”.
Isso significa que as tonalidades já utilizadas nas áreas sociais e privadas do seu lar devem seguir a mesma lógica na decoração da cobertura. Especialmente por se tratar de uma área livre, as cores podem estar mais presentes em acessórios.
Experimente usar as cores que ditam a decoração em outros ambientes em móveis e acessórios da cobertura, como no pergolado, na rede de descanso, nas almofadas, entre outros. Dessa maneira, o alinhamento com os outros cômodos surge com naturalidade para transformar o ambiente de acordo com seus objetivos.
8. Considere a decoração com móveis planejados
Por fim, você pode fazer o uso consciente de cada centímetro da metragem total da sua cobertura. Para tanto, os móveis planejados devem ter um lugar cativo no seu planejamento.
Isso porque, nesses casos, todo o projeto leva em consideração a área útil do local, bem como seus objetivos e suas necessidades. As possibilidades de personalização são enormes, facilitando a aproximação da sua intenção com o que o ambiente — interno ou externo — tem a oferecer.
Isso vai desde a instalação de bancadas e armários à aplicação estratégica de móveis mais funcionais para que sua decoração de cobertura seja pontual, mas igualmente funcional e sofisticada.
Fonte: Divulgação