A manteiga ghee é uma alternativa mais saudável para os óleos de cozinha. Mas do que é feita? Quais seus benefícios? Confira:
A manteiga ghee é apontada como um substituto saudável para óleos e produtos que ajudam a grelhar, dourar e fritar. Mas do que ela é feita? Como utilizar? A gente te explica.
O que é ghee?
Basicamente, de manteiga. A diferença é que ela é clarificada, eliminando resíduos da lactose e outras proteínas e deixando apenas a gordura saudável da manteiga. O sabor se assemelha muito com a manteiga de garrafa.
De onde vem?
Quem acha que esse tipo de manteiga foi inventado recentemente para garantir preparos mais saudáveis na alimentação, está errado. A ghee sempre foi muito utilizada em países do Oriente Médio, como a Índia, sendo feita, originalmente, a partir de leite de vaca ou búfala.
Como fazer?
Basta aquecer a manteiga que você compra no supermercado. Lembrando que ela não pode ser feita com margarina. Com o calor, o produto fica clarificado, ou seja, toda a água da fórmula foi evaporada.
Com o produto derretido, a lactose se acumula na superfície da panela, formando uma espuma branca, a qual deve ser retirada por completo para obter a ghee. Você pode fazê-lo com uma colher, concha ou peneira. Esse processo deve ser repetido para ter certeza de que os resquícios de lactose sejam removidos.
Deixe a mantegia decansar por 30 minutos e coe o líquido em um pano de algodão limpo, guardando-o em um pote. Você pode armazená-lo dentro ou fora da geladeira.
Benefícios para a saúde:
– Ajuda na digestão: rico em ácidos graxos, o poduto ajudam a diminuir a inflamação durante o processo digestivo.
– Não contém lactose: até mesmo para quem não possui intolerâncias ou alergias, a ausência de lactose torna a digestão da ghee mais fácil
– Fonte de vitaminas: as vitaminas lipossolúveis estão presentes na ghee. Elas são A, D, e E K.
– Utilizada na medicina ayurveda: na medicina ancestral indiana, essa manteiga promove vitalidade e longevidade
– Boa para o fígado: os ácidos graxos presentes ajudam na limpeza do fígado
– Previne doenças cardiovasculares: a gordura insaturada presente no alimento colabora para o bom funcionamento da circulação sanguínea e com a saúde das veias e artérias.
Fonte: Revista Casa e Jardim