Chefs renomados consagram a gastronomia nacional ao redor do mundo fazendo parte da lista dos melhores restaurantes que se pode encontrar

Em 2018, o local que saiu com a melhor nota foi Guy Savoy, chef francês, proprietário do restaurante homônimo, que pontuou 99,75. No Brasil, cinco estabelecimentos entraram para a lista.

– D.O.M, Alex Atala

Um dos chefs mais famosos do país não poderia ficar de fora. Conhecido por valorizar ingredientes brasileiros, Alex Atala é proprietário e comanda a cozinha do D.O.M, que fica em São Paulo, na rua Barão de Capanema, 549. Dentre os pratos mais famosos está o fetuccine de palmito com cogumelos. O La Liste avaliou o local com a nota 97,25.

Alex Atala está a frente do menu do restaurante D.O.M (Foto: Plínio Nakamura/ Reprodução)
– Fasano, de Rogério Fasano, com o chef Luca Gozzani

O restaurante Fasano é reconhecido pela alta gastronomia e pelo design clássico do local. Na rua Vittorio Fasano, o estabelecimento que recebeu a nota 93,25, é regido pela maestrez do chef Luca Gozzani e pelo restaurateur Rogério Fasano. Lá, você pode provar pratos refinados com uma ampla gama de ingredientes, que vai desde o carpaccio de vieira com iogurte e arroz selvagem crocante ao ovo com berinjela assada, tomate cereja e creme de queijo.

Luca Gozzani é o chef no comando do restaurante Fasano (Foto: Fasano/ Reprodução)
– Maní, Helena Rizzo

Helena Rizzo é a brasileira que consagra a comida nacional ao redor do mundo. Ela, que já fou premiada como a melhor chef do mundo pela revista inglesa, The Restaurant, em 2014, agora participa da premiação La Liste. Pratos básicos são elevados à alta gastronomia local, que recebeu a nota 90,25. Massas, picadinho e frutos do mar estão entre eles. O endereço é rua Joaquim Antunes, 210, no Jardim Paulistano, em São Paulo.

Helena Rizzo comanda as cozinhas do Maní e Manioca (Foto: Plínio Nakamura/ Reprodução)
– Jun Sakamoto, Leonardo Jun Sakamoto

Também em São Paulo, Jun Sakamoto oferece diversas opções de sushis. Dentre os frutos do mar frescos, estão atum, pargo, carapau, sardinha e vieiras. Com a delicadeza da cozinha japonesa, os pratos são únicos e o chef serve apenas oito clientes no balcão, enquanto o restaurante abriga mais pessoas. Com 80 pontos na lista dos melhores locais para se comer no mundo, você pode conhecer os sabores no endereço rua Lisboa, 55.

Leonardo Jun Sakamoto cria pratos de origem japonesa no restaurante homônimo (Foto: Plínio Nakamura/ Reprodução)
– Olympe, de Claude e Thomas Troisgros

O francês Claude Troisgros é conhecido como o chef mais carismático no Brasil. Fofuras a parte, a cozinha do restaurante Olympe oferece pratos franceses clássicos. Há dois anos, o comando foi transferido para Thomas, filho de Claude, que deu uma pitada brasileira ao menu. Os 80 pontos no La Liste correspondem a opções como tatare de wagyu com lardo, mel, achova, kimchi e ovo, tortellini de tubérculos em caldo de legumes tostados, vieira morna sobre purê de cará com coco, ao molho de tucupi com caviar.  No Rio de Janeiro, você pode provar essas delícias no endereço rua Custódio Serrão 62.

Claude e Thomas Troisgros são responsáveis pelo restaurante Olympe (Foto: Plínio Nakamura/ Reprodução)
Fonte: Revista Casa e Jardim