Dermatologista faz alerta para a proteção contra a radiação em ambientes fechados
Abrigada da luz solar, a pele não está totalmente protegida. O sol emite raios ultravioletas, mas luzes de ambientes fechados, como as lâmpadas fluorescentes e até a luz do monitor do computador (foto acima), também emitem radiação. Isso faz com que a pele sofra efeitos como manchas e envelhecimento.
“Evidentemente, os danos provocados pelos efeitos solares são maiores e mais prejudiciais do que os provenientes de luzes artificiais. Mas, estudos comprovam que oito horas de exposição às luzes de ambientes fechados, por exemplo, podem ser equivalentes à uma exposição de cerca de 2 minutos no sol. Se a pessoa somar esse tempo em períodos longos, vai perceber que as consequências para a pele serão negativas”, explica o dermatologista Luciano Morgado, da clínica Monte Parnaso, na Asa Sul de Brasília. As lâmpadas que aquecem são as mais prejudiciais para a pele, já as frias emitem radiação em menor intensidade. Luminárias e refletores de alguns consultórios médicos, por exemplo, costumam ser mais agressivos por ficarem mais próximas ao rosto.
Os efeitos das luzes artificiais são nas células de pigmentação, que geram, em algumas pessoas, manchas ou melasmas.
“O recomendado é o uso do protetor para prevenir os efeitos dos raios UVA e UVB do sol, e, em monitores de computadores, os filtros de tela, que refletem a energia da luz artificial e bloqueiam as radiações. Rosto, mãos e pescoço, que costumam ficar mais expostos, e não podem ser esquecidos na hora da aplicação do filtro solar”, afirma o especialista. O profissional alerta que a luz artificial que pode ter relação com casos de câncer de pele é a utilizada em câmeras de bronzeamento artificial, onde há um alto índice de radiação UVA.”Pessoas que fazem tratamentos de pele com produtos químicos, como peeling a laser, ou têm tendência a desenvolver melasmas, precisam ter atenção redobrada. O uso do protetor solar deve ser diário, e, atualmente, existe uma infinidade de produtos para proteger a pele, como maquiagens com proteção, hidratantes com filtro solar, alguns específicos para o corpo, rosto e mãos, para cada tipo de pele, além das versões em creme, em gel e spray”, conclui Luciano Morgado.
Fonte: Divulgação