Pesquisa reúne comportamentos de pesquisa dos brasileiros para tentar entender que lugares vão bombar no ano que vem
Chegue mais perto, olhe fixo para a bola de cristal. O que você vê ali, em meio à névoa? Ora, mas é claro que são os destinos turísticos que devem estar na sua cabeça em 2019 – ao menos segundo a empresa de pesquisas de viagem Kayak. O cálculo da equipe para entender que lugares vão bombar em 2019 se baseia em tendência de buscas de voos – de ida e volta na classe econômica – dentro da plataforma. Se há um aumento expressivo, o raciocínio é que há mais pessoas interessadas e, em extensão mais passagens compradas. Não é perfeito, já que os números alcançam unicamente usuários da plataforma e não há valores absolutos, mas pode te dar algumas ideias do que incluir em sua lista de viagens para o ano que vem.
Moscou, que apareceu com ganho de 318% em buscas, foi o claro campeão, mas por ter sido destino de Copa do Mundo e nem ter feito traço nas pesquisas em 2017 e 2018, é mais ruído do que sinal. Istambul (+ 206%) é o segundo lugar, e pode representar uma interessante escapada do roteiro tradicional na Europa. Não é novidade no entanto: a cidade apareceu no Índice MasterCard de Destinos Globais em 2018 como um dos 10 destinos mais visitados do mundo, esteve em destaque na premiação do TripAdvisor este ano – e ela já está em nosso radar como destino obrigatório há um tempo.
Portugal continua sendo um destino muito procurado por brasileiros, mas os números sugerem uma tendência interessante: Porto, a segunda maior cidade do país e terceiro colocado na lista, ganha destaque em 2019 em relação a Lisboa. Não à toa: já falamos aqui que o destino pode ser uma melhor pedida que a capital. A pesquisa mapeou um aumento de 178% nas buscas por Porto, contra 149% de Lisboa – isso, vale salientar, logo depois de um ano em que Lisboa superou Miami como o destino internacional mais visado.
“Porto aparece como uma entrada alternativa para Portugal, destino que atrai cada vez mais brasileiros, tanto por ter preços mais atraentes em relação a outros destinos da Europa como pela facilidade da língua”, aponta Eduardo Fleury, Líder de Operações do Kayak no Brasil, em comunicado.
Outro destaque da lista é Cairo, em quinto lugar (+165%) e outra escapada relativamente simples da Europa. A maior cidade da África é próxima às pirâmides de Gizé, mas se quiser uma dica, vale estender a estada e visitar Hurghada, a 457 km da cidade e encostada no Mar Vermelho. Alvo de investimentos pesados nos últimos anos, as prais de água clara e as ilhas e deserto próximos estão se tornando um point e tanto.
Confira abaixo a lista completa:
1. Moscou + 318%
2. Istambul + 206%
3. Porto + 178%
4. Copenhague + 176%
5. Cairo + 165%
6. Santa Cruz de la Sierra + 155%
7. Lisboa + 149%
8. Assunção + 147%
9. Buenos Aires + 143%
10. Santiago + 141%
Fonte: GQ Brasil