O Projeto Natal Arte une o espírito natalino à modernidade de Brasília
Brasília ganhou mais uma ação para reforçar o título de Cidade Criativa do Design, concedido pela Unesco. Intitulado Natal Arte, o projeto conta com a participação de 40 artistas – entre arquitetos, ilustradores, artistas plásticos, desenhistas industriais e designers gráficos da capital federal.
A ideia é que, a partir de uma árvore base em aço carbono de 2,5 metros de altura, criada pelo desenhista industrial e designer Aciole Félix, os artistas façam intervenções livres, de modo a mostrar as particularidades das próprias técnicas e visões. O único parâmetro definido é o respeito ao espírito natalino.
Intitulada de Reflexão, a árvore do arquiteto e urbanista Hudson Castro é um convite à apreciação dos detalhes. Preta e com iluminação âmbar, a peça destaca no centro uma mastaba de espelho criando a ilusão de fundo infinito que envolve a pessoa no seu processo de reflexão.
“O conceito da árvore surgiu quando me questionei sobre o que o Natal representava na minha vida. Percebi que muito além da comemoração, esse período é o momento onde paro pra refletir sobre o ano que aconteceu”, explica Hudson Castro.
O projeto ficará em exibição de 14 a 25 de dezembro, em frente ao desembarque internacional. Moradores e turistas também poderão visitar, na Feira de Artesanato da Torre de TV, uma árvore de Natal personalizada pelo designer Aciole Félix, com 5 metros de altura. “A ideia é que as bases das árvores tivessem um desenho contemporâneo, inovador, com algumas características do modernismo e da arquitetura de Brasília.”, explica Aciole Félix, designer e curador da exposição em parceria com Melissa Viana.
O projeto Natal Arte é uma parceria entre o Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB) e da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do DF.
Fonte: Divulgação