O Natal está chegando e com ele o jantar delicioso de confraternização. Fica difícil resistir a tantas comidas gostosas dessa ceia, que normalmente têm alto teor calórico, porém para a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, algumas ações podem minimizar os danos causados pelo excesso de ingestão alimentar.

“É possível aproveitar esse momento com amigos e familiares sem abusar muito. Em primeiro lugar, lembre dos resultados que você conquistou ao longo do ano com a dieta e treinos, assim terá mais motivação para não enfiar o pé na jaca. Em geral, ganhar peso é fácil, mas eliminar os quilinhos extras que incomodam é bem mais difícil”, comenta a nutricionista.

Confira algumas sugestões da profissional da Bio Ritmo: 

  • Normalmente a ceia acontece somente no final da noite. Nesse caso, evite ficar sem comer durante o dia, desta forma você não terá tanta fome enquanto o jantar não está pronto e vai conseguir resistir mais aos aperitivos mais calóricos.
  • Procure alimentar-se de forma adequada e leve durante os dias 24 e 25, pois à noite você irá ingerir alimentos mais calóricos.
  • Coma uma fruta ou beba um suco natural entre o lanche da tarde e a ceia.
  • Beba bastante água ao longo do dia, pois sede pode ser confundida com fome, além de evitar a retenção de líquido que os alimentos mais pesados podem provocar.
  • Pegue pequenas porções dos alimentos da ceia de Natal, assim você não precisará se privar de come-los.
  • Evite comer alimentos muito gordurosos como, peles das aves, frutas em caldas, molhos a base de maionese, queijo cheddar, bacon e salame.
  • Cuidado com o sal, nunca adicione às preparações já feitas.

Confira uma receita de farofa light de abóbora e castanha do Pará, para ceia de Natal, recomendada pela Fúlvia. “Rende até quatro porções de 180 calorias cada e é ótima para acompanhar carne de porco ou ave assadas”, sugere a nutricionista.

Ingredientes:

– 500 g de abóbora em pedaços descascada
– 1 colheres de sopa de óleo de coco 
– 1 cebola grande descascada e ralada
– Sal a gosto 
– 6 colheres de sopa de cheiro verde
– 1 xícara de farinha de mandioca fina
– 6 unidades de castanha do Pará
– Folhas de hortelã

Modo de preparo: 

Cozinhe a abóbora em panela de vapor até ficar macia e adicione uma pitada de sal. Amasse grosseiramente com um garfo. Refogue em outra panela a cebola no óleo de coco e misture a abóbora, a cebolinha, a farinha de mandioca e o sal. Quando estiver pronto, coloque por cima a castanha e a hortelã.

Fonte: Divulgação