Cientistas analisaram mais de mil alimentos, atribuindo a cada um uma pontuação – e encontraram algumas surpresas. Confira o ranking.
Imagine o alimento ideal. Um que reúna todos os nutrientes indispensáveis para atender, sem excessos, nossas demandas diárias. E que ao ser consumido proporcione o equilíbrio nutricional perfeito para o nosso corpo.
Um alimento tão completo assim não existe, mas podemos buscar algo próximo a isso.
A solução é adotar uma dieta equilibrada de alimentos altamente nutritivos que, quando consumidos ao mesmo tempo, não forneçam nenhum nutriente em excesso, para evitar ultrapassar as quantidades diárias recomendadas.
Cientistas analisaram mais de mil alimentos, atribuindo a cada um deles uma pontuação nutricional. Quanto maior a pontuação, mais provável que ele atenda, mas não exceda, suas necessidades nutricionais diárias, quando acompanhado de outros alimentos na refeição.
Confira abaixo o ranking dos 10 alimentos mais nutritivos classificados pelos pesquisadores:
10. PARGO
100kcal, por 100g
É uma família de peixes provenientes, principalmente, de mares quentes. O vermelho é um dos mais conhecidos. É muito nutritivo, mas pode conter toxinas perigosas.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 69
9. FOLHA DE BETERRABA
22kcal, por 100g
As folhas da beterraba possuem alto teor de cálcio, ferro, vitamina K e vitaminas do tipo B (especialmente riboflavina).
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 70
8. GORDURA DE PORCO
632kcal, por 100g
É uma excelente fonte de vitamina B e minerais. A gordura de porco é menos saturada e mais saudável do que a do cordeiro ou do boi.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 73
7. ACELGA
19kcal, por 100g
A acelga é uma rara fonte alimentar de betalaína, fitoquímico que possui antioxidantes e outras propriedades benéficas para o corpo.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 78
6. SEMENTE DE ABÓBORA
559kcal, por 100g
É uma das fontes vegetais mais ricas em ferro e manganês.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 84
5. SEMENTE DE CHIA
486kcal, por 100g
Sementes minúsculas que contêm grande quantidade de fibras alimentares, proteínas, ácido linolênico, ácido fenólico e vitaminas.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 85
4. PEIXES PLANOS
70kcal, por 100g
Inclui o linguado e outras espécies de peixes pleuronectiformes. Costumam ser livres de mercúrio e são uma boa fonte de nutrientes e vitamina B-1.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 88
3. PERCA DO OCEANO
79kcal, por 100g
Embora também exista no Pacífico, o ranking se refere às espécies provenientes do Atlântico Norte. São peixes de águas profundas. Têm alto teor de proteína e pouca gordura saturada.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 89
2. CHERIMÓIA
75kcal, por 100g
A cherimóia é uma fruta carnuda, doce e de polpa branca. É fonte de açúcar, potássio, vitaminas A, C, B1 e B2.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 96
1. AMÊNDOAS
579kcal, por 100g
São ricas em ácidos graxos monoinsaturados. Contribuem para a saúde cardiovascular e podem ajudar no combate ao diabetes.
PONTUAÇÃO NUTRICIONAL: 97
Fontes
A seleção e classificação dos alimentos é baseada no estudo científico Uncovering the Nutritional Landscape of Food (“Descobrindo a paisagem nutricional dos alimentos”, em tradução livre), publicado na revista PLoS ONE.
Os dados nutricionais são do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – Banco Nacional de Nutrientes do Serviço de Pesquisa Agrícola para Referência Padrão, Versão 28.
A informação nutricional foi extraída da The Encyclopaedia of Food and Health (“A Enciclopédia da Saúde e dos Alimentos”, em tradução livre), publicada pela Elsevier Science (2016).
Fonte: G1