O zootecnista Alexandre Rossi, o Dr. Pet, dá dicas para escolher o local do banheiro do pet
Necessidades fora do lugar. Essa é uma das questões comportamentais mais mencionadas como comprometedora pelos tutores na convivência com o pet. O que pode fazer a diferença é o local onde o banheiro dele fica na casa. Veja dicas para encontrar o melhor lugar.
Longe da cama e da comida
Um erro corriqueiro é colocar o banheiro dos animais de estimação próximo da área onde eles comem e dormem. Nem gatos nem cachorros gostam disso. Trata-se de uma questão de higiene, parecida com a dos humanos. Portanto, devemos ter como regra que o banheiro seja afastado da cama, da água e da comida.
Barulhos desagradáveis
É muito comum ver a caixa de areia do gato ou o tapete higiênico do cachorro na área de serviço, próximo da máquina de lavar roupa. Esse é um fator importante para tornar o local do banheiro desagradável do ponto de vista do pet. Quando o eletrodoméstico está ligado, provoca barulhos que podem coincidir com o exato momento em que ele esteja fazendo suas necessidades. O susto leva o animal a buscar outros ambientes mais tranquilos, como o tapete da sala. Para prevenir essa situação, escolha um lugar afastado de ruídos de eletrodomésticos para instalar o banheiro do pet.
Outros pets na residência
Em casas com mais de um gato, por exemplo, é normal que um deles queira controlar todos os recursos, inclusive a caixa de areia. Neste caso, ele pode ficar ali, de olho no banheiro, impedindo o acesso dos demais.
Para resolver essa questão, recomendo que o número de caixas de areia na residência seja igual ao número de gatos. Assim ninguém fica sem banheiro. Disponibilize as caixas em locais diferentes da casa para que os gatos escolham onde fazer as necessidades.
Também é importante lembrar que os banheiros dos pets devem ser mantidos sempre limpos. Além disso, precisam ter tamanho compatível ao do animal. Isso ajuda (e muito) para que ele se sinta bem ao fazer as necessidades, evitando aqueles “xixis” fora da caixa.
Esses problemas são comuns, porém fáceis de serem resolvidos. Caso ainda sinta dificuldades, procure a ajuda de um profissional. Boa sorte!
Fonte: Revista Casa e Jardim