Os motores com turbo também estão presentes nos carros compactos atuais. Hoje eles estão mais potentes e econômicos graças a tecnologia downsizing
Você sabe como funciona o motor turbo nos carros compactos? Hoje em dia já é bem comum encontrarmos esse tipo de motorização, conhecida como downsizing.
Uma dúvida de muitos motoristas é sobre esses carros compactos que estão vindo com motor turbinado. Porque fica aquela velha ideia: “Turbo não é pra acelerar? Não é pra pista? Não é pra carro de boy? Depende, se a fábrica turbina o motor para compensar uma redução de cilindrada, pra não perder o antigo desempenho, então o carro vai continuar rodando do mesmo jeito. Ou até um pouquinho mais, com um consumo igual, ou até um pouquinho menor, porque a turbina é movimentada pelos gases do escapamento. Ou seja, aproveitando uma energia que era jogada fora.
Então, se essa turbina é acionada, por uma energia que era desperdiçada, é claro que vai haver um ganho de eficiência. E, então, uma redução de consumo. A turbina foi, portanto, um elemento essencial na atual tendência de downsizing dos motores. Ou seja, reduzir cilindrada, consumo e emissões mantendo ou até melhorando o desempenho.
Fonte: AutoPapo