O arquiteto Diego Revollo dá algumas dicas de como combinar o rodapé com piso, portas e guarnições
Ao projetar uma casa, é comum ficar em dúvida quanto à altura ideal do rodapé e como combiná-lo. A verdade é que não existe uma medida certa. O arquiteto Diego Revollo explica que o rodapé precisa ser pensado junto a outros acabamentos, como piso, portas e guarnições. Por isso, sua altura varia conforme a proposta do projeto.
Para um resultado mais clássico e tradicional, prefira modelos altos, laqueados de branco ou outra cor clara, combinando com portas e guarnições no mesmo tom. A vantagem nesse caso é que o rodapé poderá disfarçar os pontos elétricos, pois todas as tomadas devem estar na faixa lisa do rodapé.
Para um resultado mais informal, o rodapé de meia altura no tom da madeira do piso ou da mesma madeira das portas funciona bem, além de deixar o ambiente mais aconchegante. Agora, se a ideia for mais contemporânea, como um piso de cimento queimado ou pedra, o ideal é abandonar o uso do rodapé e usar cantoneiras de metal embutidas na parede, criando uma sombra no arremate entre o piso e a parede, dando o efeito de paredes flutuantes.
Fonte: Revista Casa e Jardim