Dietas muito restritivas, baixo nível de vitamina D, anemia ferropriva e hipotireoidismo são algumas das principais causas de enfraquecimento
Como anda a saúde das suas unhas? Sabia que a fraqueza delas está ligada à sua alimentação? Renato França, nutricionista esportivo e funcional explica que há vários fatores ligados ao enfraquecimento das unhas, mas que isso é um reflexo da saúde e do estado nutricional das últimas semanas.
Segundo França, dentre as principais causas do problema estão as dietas muito restritivas, insuficientes em calorias e proteínas; baixos níveis de vitamina D, zinco, biotina, selênio e vitamina C; anemina ferropriva e/ou baixo estoque de ferritina; além do hipotireoidismo.
O nutricionista destaca que adotar uma alimentação saudável ajuda a manter as unhas fortes, mas quando só isso não está sendo suficiente, há suplementos específicos que podem ser associados à dieta para ajudar a fortalecer as unhas. “Como as causas são várias, o tratamento não é único, ou seja, não existe uma fórmula ou suplemento único que resolva isso para todos”, comenta.
O especialista complementa “se você apresenta esse sintoma, converse com um bom nutricionista, que poderá, com base nos seus exames, definir as melhores estratégias para o fortalecimento das unhas, ajustando a dieta, repondo os nutrientes deficientes e lançando mão de ativos específicos que podem potencializar a melhora”, diz Renato França.
Ele aconselha que é preciso paciência para o tratamento. “As intervenções feitas através da dieta e dos suplementos vão agir apenas na matriz (base das unhas), portanto é necessário aguardar que elas cresçam para notar a melhora do tratamento”, finaliza.
Fonte: Divulgação