O leite animal pode ser alergênico e aumentar o processo inflamatório sistêmico. Aquele que se instala em todo organismo para muitas pessoas. Isso pelo fato de ser de difícil digestão ao ser humano. Uma vez que sua composição química é bastante diferente da do leite materno, específico para nossa espécie. Aliado a este fator, o processamento do leite que estamos acostumados a encontrar nos supermercados hoje em dia o faz ainda mais difícil de digerir. As altas temperaturas utilizadas para matar as bactérias que possam causar doença e melhorar a conservação do produto também matam enzimas que nos ajudariam a metabolizar este alimento.
Um bom substituto para o leite animal é o leite de coco, rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM). Representando entre 30-40% da composição do leite. Os TCM possuem como característica principal a rápida digestão, metabolização e utilização como fonte de energia. Eles dificilmente são estocados no tecido adiposo como gordura. Dentre os TCM o que mais destaca é o ácido láurico, mesmo tipo de ácido graxo encontrado no leite materno. Que apresenta potencial antimicrobiano e anti-inflamatório.
É bem simples fazer leite de coco em casa, demanda um bom liquidificador, a polpa de 1 coco seco e 1 litro de água. Bater tudo no liquidificador e coar (dura 3 a 4 dias na geladeira). Para os mais práticos, existe a opção de comprar leite de coco em pó, produto obtido pela prensagem do coco, filtragem e evaporação da água por um equipamento chamado spray dryer.
Alguns cuidados são importantes ao comprar o leite de coco em pó
• Observe se a embalagem está bem lacrada e prefira os pacotes/caixas escuros. Porque este produto é rico em gordura e por isso pode oxidar fácil (e ficar com gosto de ranço).
• Leia o rótulo. Principalmente, se você tem algum tipo de alergia ou intolerância. Porque pode haver presença (algumas vezes por simples contaminação de equipamento) de caseinato ou caseína que é uma proteína animal e naturalmente não faz parte do leite de coco.
• É comum o uso de algum tipo de carboidrato para auxiliar na solubilidade do pó em água e também para estabilização do produto. Para verificar se você está comprando um bom ingrediente verifique se o pó dissolve em água fria. Se o pó dissolver fácil, é porque tem muita maltodextrina (que tem afinidade por um ambiente aquoso). Se não dissolver, está ok. Porque o leite de coco é riquíssimo em gordura, então ele não deveria se misturar com água facilmente. Para dissolver bem o leite de coco em pó é interessante usar água quente ou bater no mixer ou liquidificador.
Uma ideia de como utilizar esse produto é na forma das famosas vitaminas. A Santo Oleo elaborou uma bem saudável e nutritiva pra você experimentar.
Vitamina de Frutas Vermelhas com Leite de Coco em Pó
(Receita Santo Óleo)
• Ingredientes:
• 1 copo de água
• ½ xícara de frutas vermelhas
• 1 banana
• 1 colher de sopa de leite de coco em pó Santo Óleo
• Canela a gosto
• Preparo: Bater tudo no liquidificador e servir gelado. Rende 1 copo.
Fonte: Divulgação