Pizzas enormes, fogazza bem recheada e filé a parmegiana são paixões nacionais ― só no Brasil, pois nenhuma delas realmente foi criada em solo italiano.
No dia 21 de fevereiro se comemorou o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data, instaurada desde 2008, celebra o dia em que chegava ao Brasil o Vapor La Sofia, navio com a primeira leva de imigrantes italianos ― 145 anos atrás.
A travessia pelo oceano Atlântico mudou a vida de milhares de famílias italianas para sempre ― assim como a história, cultura e gastronomia do Brasil.
Quase um século e meio depois, a comida ítalo-brasileira, uma das grandes heranças dos nossos antepassados italianos, é uma das mais queridas e admiradas pelo País.
Pizzas de sabores variados, uma fogazza quentinha e uma deliciosa palha italiana são grandes paixões nacionais ― só nacionais, pois nenhuma destas comidinhas “italianas” realmente foi criada por lá.
Veja abaixo algumas invenções “italianas” que não existem na Itália:
1. Filé a parmegiana
O prato feito com fritas, arroz branco e um enorme filé mignon ou frango empanado é muito popular no Brasil, mas não é nada comum entre italianos. Por lá, o comum é berinjela empanada a parmegiana. Uma delícia!
2. Fogazza
O enorme pastel frito feito com massa de farinha de trigo e batatas (e muito bem recheada) não existe na Itália. De nome, a comida mais próxima é a focaccia, bem italiana, mas ela nada mais é um pão assado e macio, servido com alecrim, azeite e outros diferentes sabores.
3. Palha Italiana
Só a descrição deste item já dá uma pista sobre sua origem: ele é um doce feito de BRIGADEIRO e biscoito. De italiano, só o nome mesmo.
A origem, segundo a ANSA, vem da região do Sul do Brasil, onde houve uma forte colonização da Itália. A inspiração pode ter vindo do “salame di cioccolato”, que é doce com chocolate e biscoito.
4. Macarrão com frango
Enquanto aqui o macarrão é visto como guarnição, lá na Itália ele é vista como um prato principal ou “primeiro prato”, uma espécie de “entrada” ao estilo italiano.
Você dificilmente vai encontrar um prato de macarrão com pedaços grandes de carne. O mais perto disso é o ragu bovino ou suíno, muito bem temperado e delicioso.
5. Pizza de peperoni
6. Pizzas fartas
Esqueça estes recheios variados e enormes, massa grossa e bordas recheadas. A pizza italiana tem fama de ser clássica, fina e muito saborosa. Pizza de catupiry, frango e bacon, com borda de cheddar, só no Brasil mesmo.
7. Cappuccino muito elaborado
Cappuccino é bem italiano, mas não aqueles servidos em copos enormes e “gourmets” em cafeterias brasileiras e americanas. Na Itália, o cappuccino é servido na xícara e com a famosa espuminha branca saborosa ― e só.
Outra curiosidade: fora dos centros turísticos, a bebida é servida apenas durante o dia, nunca à noite.
Fonte: Huff Post Brasil