Em um mundo tão globalizado, cresce cada vez mais a demanda para falar uma língua mundial, como o inglês. De acordo com dados do ano passado da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), nos últimos cinco anos, o mercado escolar bilíngue se expandiu à índices entre 6% e 10%. Mas, embora este cresça, ainda existem diversas dúvidas: quais os métodos, disciplinas, professores e qual a diferença para um curso regular de outra língua.

O ensino do segundo idioma desde cedo é uma forma de facilitar a sua aprendizagem, especialmente porque o contato diário gera o costume. Segundo Sylvia Tzemos, diretora da escola bilíngue Maple Bear Brasília, a partir de 1 ano e 8 meses as crianças já têm contato com o segundo idioma na instituição.

“As etapas acompanham o próprio desenvolvimento da criança, primeiro ouvir, depois falar e por último, escrever. Dessa forma, as crianças bilíngues têm uma antecipação de consciência metalinguística. Sabem que tal objeto pode ser representado por palavras diferentes em línguas diversas, o que funciona como estímulo para o raciocínio relacionado à linguagem”, declara Sylvia.

Alguns pais se preocupam do bilinguismo provocar atraso ou confusão na apreensão do português, mas não existem estudos que comprovam isso. A diretora explica, que é comum, quando a criança é muito pequena, utilizar dois idiomas em uma mesma frase. A partir dos 5 anos de idade, isso vai diminuindo. Após um tempo, ela começa a distinguir e aprende o idioma certo para usar em cada ambiente.

“É importante lembrar que o desenvolvimento linguístico de um aluno bilíngue deve ser equivalente ao das demais crianças. Se houver uma grande discrepância, deve-se, igualmente, consultar um pediatra ou fonoaudiólogo, pois ela pode ter algum problema não relacionado ao fato de aprender duas línguas”, esclarece a diretora.

Para que um ensino seja bilíngue de fato, os profissionais normalmente passam por um processo seletivo realizado pela escola juntamente com o programa bilíngue, que avaliarão o conhecimento linguístico e pedagógico. Na Maple Bear, a metodologia usada é a canadense. Desde pequenos, as crianças aprendem a desenvolver suas habilidades através de músicas, associação de palavras com imagens, trabalhos em grupos e experiências também fora da sala de aula, gerando uma completa imersão.

Fonte: Divulgação