Primeiro encontro ocorreu em janeiro e, ao todo, a oficina apresenta dez módulos diferentes com temas de relevância na área do tratamento de ferimentos
O Distrito Federal receberá o segundo ciclo do maior workshop de feridas do Brasil, realizado pelo Cenfe Wound Care, centro especializado em tratamento de ferimentos. O encontro ocorrerá online, no próximo sábado (30), e disponibilizará cursos modulares para aprimoramento de técnicas médicas até julho deste ano. Os módulos serão gratuitos e as inscrições podem ser realizadas no site oficial da clínica (cenfe.med.br).
A ideia do workshop surgiu como uma tentativa de trazer aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e interessados na área um aprofundamento sobre os assuntos relacionados às lesões e maneiras para tratá-las com maestria. “O workshop contribui para aperfeiçoar a qualidade da avaliação realizada pelo profissional na lesão do paciente e também a qualidade da conduta de tratamento”, explica Benedito Silva, diretor do Cenfe.
Este módulo contará com a palestra da Mônica Mattozinho, enfermeira do Hospital Federal de Ipanema (RJ), responsável pelo Grupo de Estudos Suporte e Lesões de Pele (Gesulpe) e membro ativa da câmara técnica de prevenção e tratamento de feridas do Ministério da Saúde.
“Buscamos oferecer conteúdo capazes de atualizar o conhecimento com relação às novas tecnologias disponíveis em tratamento de feridas, bem como consolidar práticas e protocolos para as lesões predominantemente observadas nos ambientes ambulatoriais, hospitalares e domiciliares”, contextualiza Silva.
A edição desse mês contará com assuntos voltados às feridas crônicas e infecções. Dentro do workshop, será abordado a definição dos termos; classificação de lesões; aspectos gerais dos temas; métodos de cura e outros pontos para aprimorar as técnicas de enfermagem dos participantes. “O Cenfe contribuirá com os profissionais, oferecendo-lhes conhecimento no que tange ao tratamento de feridas e assuntos correlatos, tornando-os aptos a avaliar, prescrever, tratar e atuar na prevenção das feridas complexas”, informa o diretor.
A expectativa do centro é instigar os profissionais da área para se qualificarem cada vez mais. Por meio do workshop, as experiências são compartilhadas para que os enfermeiros participantes possam disponibilizar aos pacientes o melhor tratamento possível voltado às feridas.
Ao final do curso, será emitido um certificado de comprovação de participação. Cada módulo possui carga horária de três horas.
Fonte: Divulgação